domingo, 31 de agosto de 2014

Tenha uma gestação saudável!



Um dos períodos mais importantes na vida de uma mulher deve ser mesmo motivo de comemoração. Afinal, cada dia, cada semana, cada mês, traz consigo um sentimento diferente.
Segundo o ginecologista e especialista em reprodução humana, dr. Renato de Oliveira, a gravidez é um momento ideal para começar os cuidados, tanto em termos físicos como emocionais, pois cada fase é marcada por algo importante no desenvolvimento do feto e constantes alterações da mulher.
Abaixo, o especialista elenca as principais alterações de cada trimestre, tanto para a mamãe quanto para o bebê, e dá dicas para combater os incômodos mais comuns da gravidez.
Pré-natal 
O pré-natal é o primeiro passo para garantir a saúde das mamães e dos bebês. Este acompanhamento médico é de extrema importância para a mulher esclarecer dúvidas e possibilitar uma maior segurança tanto para a gestação quanto para o parto. As consultas e exames permitem a identificação e monitoramento de problemas como anemia, diabetes, hipertensão, além de doenças sexualmente transmissíveis, como a presença do HIV e da sífilis, que podem colocar em risco a formação do bebê e da própria mãe. O crescimento do feto é acompanhado de perto tanto pela medida da altura uterina durante as consultas de pré-natal, quanto pelo exame de ultrassom.
Primeiro Trimestre (semana 1 a 13)
Bebê: Esta etapa da gravidez é marcada pelo rápido desenvolvimento do feto. O sistema nervoso inicia seu desenvolvimento na quinta semana e o coração, do então embrião, começa a pulsar no final da sexta. Ao final do primeiro trimestre os principais órgãos do bebê já estão formados.
- Mãe: As mulheres podem ficar indispostas, com náuseas, vômitos e sonolência. Outros sintomas bastante comuns nessa fase são: vontade de urinar com frequência, dores de cabeça esporádicas, prisão de ventre, tonturas, falta ou excesso de apetite assim como aversão ou desejo de determinados alimentos e alteração das mamas (aumento, sensibilidade, dor ao toque e escurecimento das aréolas).
Segundo Trimestre (semana 14 a 27)
- Bebê: O bebê continua seu desenvolvimento a todo vapor. A partir da décima sexta semana, já é possível saber o sexo do bebê. Os órgãos continuam sendo ajustados e detalhes como cílios, sobrancelhas, impressões digitais e fios de cabelo vão aparecendo.
- Mãe:Conforme o terceiro trimestre vai se aproximando, é normal sentir dor nas costas e desconforto nos músculos e ossos do quadril pela própria movimentação fetal e peso do bebê, além da mudança do eixo de equilíbrio materno.
Terceiro Trimestre (semana 28 a 40)
- Bebê: Na reta final, os olhos e ouvidos do bebê já funcionam bem, conseguindo perceber a luminosidade e sons a sua volta. Geralmente, na trigésima semana, o feto se apresenta em posição apropriada para o nascimento.
- Mãe: Com o fim da gravidez, a ansiedade toma conta da mulher. Por conta do peso da barriga, as futuras mamães tem dificuldade para dormir e se movimentar. Dores nas pernas e nas costas também são mais intensas. A ansiedade também pode ser maior.
DICAS
Atividade Física. Para as mulheres que já praticavam alguma atividade física, é importante mantê-la. Porém, sempre com a supervisão de um profissional, que poderá dizer a necessidade de se diminuir o ritmo uma vez que o excesso pode precipitar ao trabalho de parto prematuro. A hidroginástica e a caminhada são boas alternativas para as mulheres que não realizavam exercícios antes da gestação;
Posição para dormir. O mais indicado é que a grávida durma virada para o lado esquerdo. Esta posição ajuda na circulação do sangue.  Porém, vale lembrar que ela não está rigorosamente restrita a este lado.
Pernas e pés inchados. O inchaço durante a gravidez, principalmente nos membros inferiores, é muito comum. Para melhorar com esse incomodo, a gestante deve, sempre que possível, descansar e manter as pernas em posição pouco elevada em relação ao tórax. Além disso, recomenda-se diminuir a ingestão a de sal, aumentar o consumo de água e, para algumas pacientes, recomenda-se o uso de meias elásticas de média compressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário