terça-feira, 5 de agosto de 2014

Amamente! A saúde do seu bebê agradece



Tomar a decisão de amamentar é uma questão pessoal, embora muitas mulheres recebam “palpites” de familiares e amigos e não se sentem a vontade para tomar suas próprias decisões. Mas, hoje, dia 1° de agosto, no Dia Mundial da Amamentação, vamos ajudar a lembrar alguns benefícios que a amamentação traz.
Segundo as enfermeiras Andréa Porto da Cruz e Fernanda Papa de Campos, muitos são os benefícios da amamentação, pois o leite materno fornece a nutrição ideal para as crianças. Ele tem uma mistura quase perfeita, para não dizer perfeita, de vitaminas, proteínas e gordura – tudo o que o bebê precisa para crescer. O leite materno é mais fácil de ser digerido do que o leite artificial.
O leite materno contém anticorpos que ajudam o bebê a combater vírus e bactérias. A amamentação reduz o risco do seu bebê de adoecer. Além disso, os bebês que são amamentados exclusivamente nos primeiros 6 meses, sem qualquer complemento, têm menos infecções de ouvido, doenças respiratórias e crises de diarreia. Existem trabalhos científicos que compravam tais estatísticas.
A proximidade física e o contato com os olhos do bebê com sua mãe ajudam na criação do vínculo bebê/mãe. Bebês amamentados são mais propensos a ganhar a quantidade certa de peso à medida que crescem, em vez de se tornar crianças com sobrepeso.
A amamentação também traz outros benefícios, como a queima de calorias extras da mãe, ajudando-a a perder o peso da gravidez mais rápido. Ela libera o hormônio oxitocina, que ajuda o retorno do útero ao seu tamanho pré-gravidez, e pode reduzir o sangramento uterino após o nascimento. A amamentação também diminui o risco de câncer de mama e de ovário. Pode, também, reduzir o risco de osteoporose.
É uma maneira prática de alimentar seu filho, pois não tem que comprar, esterilizar  mamadeiras e bicos. A mãe economiza tempo e dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário