sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Pé do diabético precisa de cuidados especiais

Areia, Reimpressão, Pés, Único, Dez, Impressão, Praia


Embora os muitos avanços da Medi­cina no diagnóstico e tratamento do dia­bético, ironicamen­te eles continuam sofrendo com as complicações crô­nicas decorrentes dessa doença. Uma delas é a neuropatia periférica, terceira maior complicação crônica do diabetes. É chamada doença dos nervos, cau­sando alterações de sensibilidade (térmica, táctil, pressórica e dolorosa) e, secundariamente, atrofia dos músculos dos pés e das pernas.
Segundo a fisioterapeuta Fátima Borges Silva, os sintomas mais comuns são: dormência, friagem, formigamento e dor. No início ocorre uma hipersensibilidade e, posteriormente, perda ou diminuição da sensibilidade. É nesse momento que podem ocorrer lesões nos pés sem a consciência do paciente.
Vejam esses dados: 7,5% da população brasileira tem diabetes; 10% dos portadores de Diabetes Mellitus desenvolvem lesões nos pés; 12% dos diabéticos internam-se por pro­blemas do pé diabético; 50% das amputações de causa traumática (acidente) são devido a complicações do pé diabético. Diante disso, o melhor tratamento é a prevenção.
Como prevenir
- Controle do diabetes, com visitas perió­dicas ao médico, testes, controle domiciliar e pouco abuso;
- Inspeção dos pés, verificando cortes, micoses, frieiras e outras;
- Usar sapatos confortáveis;
- Meias de algodão, sem costura ou usá-las do avesso;
- Nunca andar descalço;
- Aquecer os pés somente com meias de lã, nunca com bolsa de água quente ou térmica;
- Cortar as unhas sempre retas e, caso não consiga, solicite auxílio. Diabéticos devem procurar um podólogo especialis­ta em pé diabético;
- Verificar dentro dos sapatos antes de calçá-los, pois pode haver objetos es­tranhos ou insetos;
- Nunca retirar cutículas;
- Enxugar bem os dedos dos pés;
- Tratamento com podólogos, principal­mente quando surgir calos, verrugas, olho-de-peixe, unha encravada e outras;
- Realizar fisioterapia. Outro tratamento excelente é a Reflexologia, para evitar e tratar deformidades, atrofias, dores e falta de sensibilidade.
Objetivos do tratamento
Alívio da dor, fortalecimento muscular, alongamento de tendões e músculos, evitar deformidades, melhora da circulação, aumen­tar a amplitude de movimento das articula­ções, melhorar a sensibilidade, entre outros.
A Reflexologia tem inúmeras vantagens, além de tratar os pés. Como essa técnica se utiliza dos princípios da medicina chinesa,  tratar-se ainda o diabetes e outras pa­tologias que o paciente venha a ter, tanto as emocionais quanto físicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário