sábado, 30 de agosto de 2014

Anemia deve ser levada a sério



A anemia significa uma diminuição da hemoglobina no sangue, que causa uma redução dos glóbulos vermelhos (hemácias) circulantes. As causas de anemia são múltiplas, porém a maior delas é a deficiência de ferro (anemia ferropriva), responsável por até 90% das anemias. A falta de ferro no organismo pode ser carencial (por baixa ingesta de alimentos que contém ferro), bem como por perdas (como, por exemplo, sangramentos menstruais abundantes nas mulheres ou perdas pelo aparelho digestivo).
A anemia ferropriva é a maior causa de anemia no planeta, e a sua incidência varia bastante de acordo com fatores socioambientais. Nos países desenvolvidos, acomete aproximadamente 17% das crianças até 5 anos de idade, e nos em desenvolvimento, pode atingir até 50% dessa faixa de população.
Outras causas de anemias podem ser: deficiência de vitamina B12; deficiência de ácido fólico; anemias de origem genética (Talassemia); anemias hemolíticas (nas quais ocorre destruição das hemáceas); as anemias devidas a “doenças do sangue” como leucemias e mieloma múltiplo; as anemias decorrentes de doenças crônicas, como a insuficiência renal.
Os sinais e sintomas de uma pessoa com anemia são, principalmente, a palidez cutânea e cansaço, além de insônia, alteração do apetite e, nas crianças, retardo do crescimento. Porém outros achados relacionados com a doença que causou a anemia também podem prevalecer: icterícia, febre, emagrecimento, e até úlceras de perna podem auxiliar no diagnóstico deste mal.
Cabe lembrar que a anemia é muito mais danosa para as crianças, pois ela está associada com um retardo do desenvolvimento pondero-estatural, bem como do aprendizado. Isso acarreta um problema social grave, principalmente nos países em desenvolvimento. Na idade adulta, a presença de anemia pode trazer consequências como perda do rendimento no trabalho e até mesmo problemas no convívio social.
É muito importante o indivíduo valorizar quaisquer sinais ou sintomas que possam indicar a presença de anemia, e sempre procurar auxílio médico para uma melhor elucidação. O hemograma é o primeiro exame para se diagnosticar uma anemia. É um exame básico, comumente solicitado em avaliações médicas de rotina e check-ups.
Portanto, como podem ver, é muito importante que uma pessoa com anemia seja devidamente avaliada por um médico, o qual irá solicitar os exames necessários para o diagnóstico, bem como iniciar um tratamento adequado.
(Artigo do nefrologista Ricardo Benvenutti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário