sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Saiba a diferença entre lipoescultura e lipoaspiração



Lipoescultura e lipoaspiração: os nomes são parecidos, mas cada procedimento exerce uma função diferente. Segundo o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco, a lipoescultura é um processo um pouco mais complexo. A lipoaspiração é a retirada de parte da gordura localizada, enquanto a lipoescultura é uma forma de refinamento da lipoaspiração convencional: pode se aproveitar a gordura aspirada e usá-la como preenchimento (enxerto) em áreas que necessitem de projeção – como os glúteos ou a face, por exemplo. Por meio do enxerto, a gordura que seria desprezada é reaproveitada oferecendo ao cirurgião a oportunidade de melhorar a silhueta do corpo, deixando-a mais harmoniosa.
Ambas as cirurgias não apresentam grandes restrições: podem ser feitas por homens, mulheres, jovens, pessoas mais velhas etc. Não existe regra que determine a ‘idade ideal’ ou ‘momento certo’ para a realização de uma cirurgia plástica. O que existe é a indicação e aconselhamento do médico.
É de suma importância uma boa avaliação pré- operatória, com exames básicos – que podem ser complementados de acordo com cada paciente e muitas vezes em conjunto com outras especialidades como cardiologia, mastologia, anestesiologia etc. Além disso, deve-se procurar um bom médico, que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Afinal, de nada adianta fazer a cirurgia dos seus sonhos se o médico que vai realizá-la não possui experiência ou formação necessária para isso.
Além dos cuidados do pré-operatório, como escolher um bom médico, fazer os exames corretos etc., a cirurgia não acaba quando o paciente sai do hospital: os cuidados após o procedimento são extremamente importantes para que o bom resultado seja conquistado e mantido.
Segundo o médico, o paciente é o responsável por cuidar da sua alimentação pós-cirurgia, de marcar as drenagens linfáticas e de seguir as recomendações médicas, como não fazer esforço físico por determinado tempo. Essas são atitudes que devem ser tomadas e respeitadas pelos pacientes.
E, por mais banal que a cirurgia possa parecer ser, sempre existem riscos que devem ser levados em consideração. A partir do momento em que a pessoa entra em uma sala de cirurgia, ela sabe que corre riscos. São pequenos, mas existem. Portanto, é de extrema importância levar os conselhos médicos a sério. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário