domingo, 20 de abril de 2014

Envelhecimento x exercício físico

O envelhecimento era considerado, do ponto de vista funcional, a capacidade de adaptação homeostática perante situações de sobrecarga do organismo. Entretanto, hoje é considerado um processo fisiológico que deve ser entendido como um continuum, que começa com a concepção e termina com a morte.
As mudanças trazidas pelo envelhecimento são, na maioria das vezes, conhecidas, mas não é possível afirmar se são dependentes do envelhecimento primário (nossa bagagem genética) ou secundário, este caracterizado pelos fatores externos, como alimentação, fumo, prática de atividade física, consumo de álcool e aspectos sócioeconômicos, que poderão atenuar ou prejudicar o envelhecimento.
Para o especialista em condicionamento físico para cardiopatas pelo Incor-FMUSP Paulo Roberto Bueno (CREF 875-G), por outro lado, a modificação ou eliminação dos fatores externos pode proporcionar uma velhice saudável, caracterizada por baixo risco de doença e de incapacidade funcional, funcionamento físico e mental ótimos e envolvimento ativo com a vida. "O envelhecimento é um processo complexo, e não se pode definir um único ‘modelo de idoso’ que englobe a grande variabilidade interindividual existente nesse segmento etário, pois as pessoas envelhecem em diferentes velocidades e modos, mesmo sendo de uma mesma comunidade", diz ele.
exercicio
Recomendações e orientações para a prática do exercício físico
Segundo Paulo, considerando que o processo de envelhecimento ocorre em todos os órgãos e sistemas do corpo humano e que eles têm o mesmo grau de importância na funcionalidade física e mental dos idosos, uma prescrição de programa de exercícios físicos deve considerar a estimulação equilibrada de todos os sistemas corporais. Assim, aspectos como postura e equilíbrio do corpo, reações e movimentos rápidos, controlados e precisos, devem ser treinados, estimulando funções neuromotoras, que devem ser ativadas tanto quanto as funções cardiorrespiratórias e músculos esqueléticos, de acordo com a capacidade funcional que o idoso apresenta, respeitando suas necessidades de manutenção da saúde e interesses pessoais.
O principal objetivo da prática de atividade física para o idoso é ampliar ao máximo possível sua expectativa de vida ativa e com qualidade, promovendo a sua independência física e cognitiva, de forma que uma eventual doença ou incapacidade só se manifeste nos últimos tempos de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário