domingo, 20 de abril de 2014

Mel e própolis: dupla perfeita para a saúde

Logo, logo, chega o in­verno, e nada como o mel e a própolis para ajudar a prevenir e combater os males comuns dessa época. Já incorporado na vida dos brasi­leiros em alguns casos típicos, como aliviar a tosse, o mel é um alimento e não um medicamento que, graças aos seus componentes, oferece 1.001 benefícios. A própolis, por sua atividade antibacteriana, antifúngica e antiparasita­riana, também faz muito bem para a saúde humana.
Segundo Rita Inês Leme Pedroso, da Casa do Mel – loja do Apiário São Pedro, o mel é um alimento nutritivo e rico em 14 proteínas, glicídios, aminoácidos, potássio, minerais, enzimas, vitaminas A, D, C, B1 e B2, E, PP e vários outros nutrientes – dependendo do local onde as abelhas o recolhem –, e é absorvido rapidamente pelo organismo. “Pes­quisas em todo o mundo confirmam os efeitos benéficos do mel para a saúde”, diz.
A própolis é uma resina que as abelhas produzem com vários produtos biológi­cos existentes nas árvores, e a utilizam para a proteção da colmeia con­tra micróbios, germes, vírus ou bactérias e, por isso, é considerada um antibiótico na­tural. “Há anos ela é usada pela indústria farma­cêutica e, mais recentemente, pela indústria cosmética – da pasta dental e sabonetes aos cremes e xampus”, explica Rita.
A própolis é encontrada em solução glicólica – para uso com água ou com o mel –, em cápsulas, spray e pomada – muito usada para queimaduras, micoses, feridas. Há também os compostos de mel e própolis com outras substâncias naturais, aliando outras propriedades benéficas à saúde. Por exemplo, mel e própolis com agrião, guaco, mastruço, eucalipto e gengibre; com óleo de copaíba, sucupira, limão e hortelã; com eucalipto, sucupira, copaíba, alho, guaco, agrião, tansagem e romã etc. “Incorporados à alimentação diária de toda a família, e não apenas quando aparece um problema, mel e própolis colaboram para a manutenção da saúde de todos”, garante Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário