quinta-feira, 24 de abril de 2014

Alimentação x saúde

Muitas vezes cometemos erros contra nós mesmos: vida sedentária, má alimentação, cigarro, excesso de bebidas alcoólicas, trabalho demais, noites sem dormir, enfim, hábitos que comprometem nossa saúde e qualidade de vida. Com tanta informação e casos que vemos diariamente é hora de nos conscientizar e mudar nossa alimentação para hábitos saudáveis; não espere alterações preocupantes em seus exames para tomar essa atitude, pode ser tarde, e como as vovós já diziam, “é melhor prevenir do que remediar”.
Confira as dicas da nutricionista Ellen Rampini:
- Exclua a fritura de sua alimentação. O óleo vegetal quando passa pelo processo de aquecimento forma uma substância chamada acroleína, que é potencialmente cancerígena, além de acelerar o enrugamento e envelhecimento da pele. Elimine também alimentos gordurosos (carnes com gordura, pele de frango, linguiças e embutidos, torresmo, manteiga, leite integral, queijos amarelos etc), que contêm aquela famosa gordura que se deposita nas artérias – quanto mais se depositam, mais rápido essa artéria pode “entupir”, ainda mais para quem tem alimentação pobre em fibra e gorduras boas. O resultado todo mundo já conhece: infarto, derrame etc. Muita atenção com alimentos que contêm a gordura trans – seu coração agradece se evitá-los.
- Excesso de açúcar e carboidratos têm como consequência triglicérides elevado, diabetes, obesidade. Portanto, modere o uso, e utilize açúcar mascavo ou demerara que fornecem vitaminas e minerais e não contêm substâncias químicas. Para quem precisa controlar o peso ou para diabéticos, adoçante estévia ou sucralose são os únicos naturais.
- Quanto às farinhas, fuja da refinada, e use a de trigo integral, de centeio, aveia, gérmen de trigo, linhaça, granola. As fibras são importantíssimas em nossa alimentação, mantêm o coração saudável, o intestino funcionando e os níveis de açúcar no sangue equilibrados.
- Pelo mesmo motivo do açúcar, utilize sal marinho, que fornece minerais e vitaminas e não contém substâncias químicas. Mesmo assim, use-o moderadamente e evite alimentos industrializados com excesso de sódio.
- Consuma diariamente uma castanha do Pará e três xícaras de chá verde; pelo menos duas vezes na semana peixes; tempere suas saladas com azeite; utilize mais soja e seus derivados, suco de uva integral para combater câncer e doenças cardíacas; 20 gotinhas de própolis diluídas em água diariamente ou uma pontinha de geleia real.
Adotando hábitos saudáveis, mesmo que os anos continuem a passar rápido, você poderá aproveitá-los plenamente com muita saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário