segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Falta de vitamina d aumenta risco de pré-eclâmpsia

A deficiência de vitamina D no organismo de pessoas de diferentes idades já se tornou uma situação muito comum e cerca de 90% da população mundial apresenta essa defasagem. A grande causa disso é a vida indoor que a maioria das pessoas leva sem exposição ao sol, que é a maior fonte dessa importante vitamina.
Apesar de ter esse nome, a vitamina D é considerada um hormônio que, em baixos níveis, favorece o surgimento de doenças como câncer, osteoporose, hipertensão, diabetes, derrames, distúrbios psiquiátricos e doenças autoimunes, que ocorrem quando o sistema imunológico da própria pessoa ataca e destrói os tecidos saudáveis do corpo.
De acordo com dr. Guilherme Loureiro, obstetra da Maternidade Pro Matre Paulista, a carência de vitamina D pode ter consequências preocupantes para gestantes. “Baixos níveis de 25 OH Colecalciferol (vitamina D) podem induzir um parto prematuro, aumentar as chances de pré-eclâmpsia, que é a hipertensão arterial específica da gravidez, e fazer com que o bebê também nasça com a deficiência da vitamina”, explica. “Outro fator comprovado ligado à falta do hormônio é que mães que não estão com seus níveis de vitamina D em dia durante a gestação dão à luz mais facilmente a bebês com autismo”.
Em contrapartida, bons níveis de vitamina D representam benefícios à saúde da mulher, e quando em idade fértil, seu papel é induzir melhor a ovulação. Já na gravidez, frente a organismos patológicos, reduz consideravelmente os riscos de pré-eclâmpsia por promover uma melhor adaptação da placenta com o organismo materno.
Para repor a vitamina D e evitar danos à saúde é importante manter uma dieta saudável, composta por carnes, peixes, leites e ovos, por exemplo, mas o banho de sol é a opção mais natural. Entretanto, as questões sobre câncer de pele e proteção solar não deixam que o hormônio seja absorvido. Isso por que o uso ininterrupto do protetor solar tem protegido a pele, mas deixado o organismo órfão da vitamina que ajuda na saúde do corpo e até no bom funcionamento da mente. “A vitamina D só é absorvida adequadamente com a exposição da pele direto ao sol, completamente livre de outras barreiras. O certo seria ficar no sol sem protetor solar por 15 minutos diariamente, fora dos horários de sol a pino, até às 10h e depois das 17h”, afirma o médico.
O consumo da vitamina D encapsulada ou em solução também é uma alternativa, mas é importante que seja sempre prescrita por um médico de acordo com a necessidade do paciente, pois a vitamina D, apesar de se fazer essencial, pode ser tóxica. Ingestões excessivas resultam em hipercalcemia, causando depósitos de cálcio nos rins, artérias, coração e pulmões, isso porque a vitamina D estimula o processo de formação de cálcio no organismo.


domingo, 25 de outubro de 2015

Saiba como a Terapia Comportamental pode ajudar seu filho


A Terapia Comportamental Infantil ba­seia-se na Análise do Comportamen­to, tratando crianças de todas as ida­des que apresentem problemas em seu com­portamento, dificuldades para lidar com sen­timentos e pensamentos, ou problemas em seu desenvolvimento.
No atendimento infantil são utilizadas es­tratégias bastante diferenciadas, que permi­tem às crian­ças s e ex­pressarem, e é a partir daí que podere­mos auxiliá-las nas difi­culdades. Por isso é que as sessões com crianças têm muitas “brin­cadeiras” e atividades, que são pla­nejadas cui­dadosamen­te para que sejam utiliza­das com obje­tivo terapêu­tico. Não se trata de “brincar para se divertir”, mas sim uma forma de diagnóstico e tratamento, de acordo com o nível de desenvolvimento da criança.
Quanto mais a criança consegue se ex­pressar verbalmente, mais poderemos uti­lizar a conversa, como é feito com adultos. Além da terapia realizada diretamente com a criança, o terapeuta infantil precisa fazer uma intervenção denominada “Orientação de Pais”. Essa orientação, muitas vezes, po­de se estender aos parentes mais próxi­mos e à escola.
Alguns problemas frequentes notados pe­los pais que buscam a psicoterapia para seus filhos são irritabilidade, agressividade, ansie­dade, recusa em ir à escola, choro excessivo, dificuldade para aceitar regras e limites, iso­lamento, dificuldade para fazer amigos, di­ficuldades de aprendizagem, dificuldade ao se afastar fisi­camente dos pais, medos exagerados ou incompa­tíveis com a idade, entre outros.

Apresentar esses proble­mas não sig­nifica que a criança tenha um transtor­no mental , mas que ela precisa ser avaliada.

(Artigo da psicóloga infantil Glaucia Kraide (CRP 06/72743)

sábado, 24 de outubro de 2015

A escolha certa do material esportivo para as crianças


Em tempos em que, cada vez mais cedo, as crianças começam a praticar esportes, e em que o mercado lança todos os meses novos produtos destinados a elas, fica a dúvida: como escolher o material esportivo para a criança? “A compra consciente deve levar em conta a qualidade do produto, que deve ser específico para a modalidade esportiva praticada pela criança, para evitar que ela sofra qualquer tipo de lesão”, explica Marcel Lenhaioli, proprietário do Ao Esporte Jundiaiense.

E o que significa uma compra consciente? Em primeiro lugar, não comprar produtos falsificados, que não têm qualidade nem tecnologia e são um perigo à saúde. Em segundo, investir nos materiais esportivos que se utilizam das tecnologias de ponta, mesmo que representem um custo mais alto. “As boas marcas já se preocupam, antes dos pais, em confeccionar produtos que preservem a integridade física da criança”, ressalta Marcel.

Com tantos lançamentos no mercado, fica difícil para os pais decidirem o que é imprescindível para a segurança da criança. Segundo Marcel, alguns itens são fundamentais. No caso do futebol, uma boa chuteira que estabilize os pés e tenha contraforte atrás para proteger o tendão de Aquiles, e a caneleira, para não machucar a tíbia e a fíbula. Se o esporte for tênis, a escolha da raquete deve levar em conta a altura e estrutura da criança, para que o aprendizado dos movimentos seja correto.

Na natação, sunga de helanca, óculos com antiembaçante e silicone para não entrar água, e touca de silicone, a melhor. Em todas as outras modalidades esportivas, a preocupação deve ser a mesma.



sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Alimento integral: será mesmo?

Todos os que procuram ter uma vida mais saudável sabem que os alimentos integrais são indicados para a alimenta­ção do dia a dia, porém, se­rá que sabemos mesmo ava­liar quando o alimento é re­almente integral?
Um alimento é considera­do integral quando não pas­sa pelo processo de refina­mento, ou seja, não tem sua estrutura modificada no pro­cesso de industrialização e mantém as vitaminas, mine­rais e fibras. O processo de refinamento é utilizado pela indústria a fim de adicionar maior durabili­dade e melhor textura ao produto.
“O emprego da palavra “integral” no rótu­lo não significa que este alimento seja 100% integral”, explica a nutricionista Bárbara Pinheiro Possani. “Isso ocorre porque, segundo a Anvi­sa, não existem regras que estabeleçam valo­res mínimos para que o alimento possa ser considerado integral. Dessa maneira, pode­mos estar comprando um produto achando que ele possui apenas farinha integral em sua composição, mas, na verda­de, ele tem muito mais fari­nha branca.”
Como identificar se o produto é realmente integral?
Sempre é necessário ob­servar o rótulo, bem como a lista de ingredientes. Os in­gredientes que estiverem em maior quantidade no produ­to encontram-se em primei­ro lugar da lista. Quando um dos ingredientes for “farinha enriquecida com ácido fólico e ferro” significa que o pro­duto contém farinha bran­ca em sua composição. Des­sa maneira, para o alimento ser 100% inte­gral, o primeiro ingrediente citado no rótu­lo deve ser farinha integral e não deve con­ter farinha branca em sua composição. Fique atento, tenha cuidado com o que está adicio­nando na sua alimentação.



quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Auxílio-acidente: o benefício não foi concedido, e agora?


O benefício de auxílio-acidente poderá ser conce­dido como indeni­zação, após confir­mação pela perícia médica do INSS de lesões decorren­tes de acidentes de qualquer nature­za que resultem em sequelas que impli­quem redução na capacidade para o traba­lho, discriminadas no anexo III, do decreto 3048/1999, conforme consta no texto da IN 77 (instrução normativa do INSS) em seu artigo 334.
Segundo a advogada Sâmia Regina de Campos Medraño (OAB/SP 333.539), o anexo citado carrega em seu conteúdo um rol exemplificativo de lesões a ser con­sideradas para a concessão do benefício do auxílio-doença; isso significa que não é por­que a lesão decorrente de acidente de traba­lho não consta no anexo III, que o benefício não será concedido. Será necessária a análi­se do caso concreto.
“É importante ressaltar que o entendimen­to dos nossos tribunais e da doutrina brasi­leira defende que a concessão do benefício do auxílio-acidente não pode ser restringida às hipóteses apenas contidas na lei”, diz ela. “Susten­tam ainda, que tais hipóteses são um rol me­ramente exemplificativo e não taxativo.
Outro ponto a ser esclarecido refere-se ao valor do benefício do auxílio-acidente, pois muitos acreditam que esse benefício não po­de ser inferior ao salário mínimo.”
Com a leitura do dispositivo legal que des­creve o auxílio-acidente como sendo uma in­denização pela redução parcial de sua capa­cidade para o trabalho, entendemos que o segurado não está incapacitado para o tra­balho e sim, com uma redução da capacida­de.
A advogada dá como exemplo o caso do professor. A maior e melhor ferramenta para o trabalho dos professores é a voz. Com o passar dos anos essa fer­ramenta de traba­lho devido ao uso excessivo das cordas vo­cais diariamente perde sua capacidade, re­sultando, assim, em alguns casos, em perda da capacidade vocal e, consequentemente, no caso de alguns professores, perda parcial da capacidade para o trabalho.
O simples fato de perda da capacidade vo­cal não significa que o professor não poderá continuar a ministrar suas aulas, pois o que ocorreu foi apenas uma redução na capaci­dade de trabalho. “Assim, podemos afirmar que o professor do exemplo acima tem o di­reito a receber o auxílio-acidente, porém o valor não será necessariamente equivalente a um salário mínimo, pois o professor conti­nuará a exercer sua profissão”, explica a advogada.
O segurado, portanto, não estará impossi­bilitado de exercer seu trabalho, assim como o auxílio- doença não virá para substituir a renda, mas apenas para compensar a perda parcial da capacidade para o trabalho.
Concluindo, se seu benefício de auxílio-aci­dente não foi concedido pelo INSS, isso não significa que você não tenha direito. Procu­re mais informações sobre seu caso com es­pecialistas na área.


quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Vantagens dos óculos multifocais

Óculos multifocais apresentam a combinação de dois óculos juntos: o de longe (miopia ou hipermetro­pia com ou sem astigmatismo) e o de perto (presbiopia ou vista cansada). Ou seja, ele soma duas lentes numa única lente sem que haja uma níti­da separação entre elas. Me­lhor ainda, ele faz uma tran­sição gradual e suave do grau de longe para o intermediá­rio e então pa­ra o de perto, proporcionan­do uma visão nítida em to­das as distân­cias de foco.
Por isso, não dá para comparar a visão pro­porcionada por uma lente multifocal com uma bifocal. Muito menos com o fato de se ter dois óculos separados para longe e para perto. O multifocal acaba com o “tira e põe” de óculos, com a troca dos óculos pelos ou­tros ou com o esquecimento de onde os dei­xou. Sem mencionar a estética duvidosa de óculos pendurado no pescoço, na mão, na testa ou na ponta do nariz.
No entanto, o medo de usar o multifo­cal e não se adaptar parece ser contagiante. Todo mundo parece conhecer alguém que usou e não gos­tou, mas não é bem assim. A dificuldade de se adaptar aos óculos multi­focais vai de­pender do tipo de grau que a pessoa tem, da lente escolhida e da motivação da pessoa em se acostumar com esse tipo de óculos. O esforço, no entanto, valerá a pe­na quando você conseguir ter uma visão boa em todas as distâncias (perto e longe) sem precisar ficar trocando de óculos.


terça-feira, 20 de outubro de 2015

Planeje antes de decidir dar um pet ao seu filho

Presentear crianças com um pet, especialmente cães, pode ser sempre algo cogitado pelos pais. A convivência de cães e crianças tem muitos benefícios, mas adotar um cão é mais do que simplesmente dá-lo ao filho em uma data festiva. Diferentemente de outras opções de presentes, um cão requer muita responsabilidade, o que não são todas as famílias que podem oferecer.
Para o bem do cão, pesquise! “Os cães precisam de espaço, de atenção, de alimentação, o que requer condições financeiras , entre outros requisitos”, diz Dan Wroblewski, especialista em comportamento animal. “Entender essas necessidades é fundamental para que ele viva bem. Por isso é importante se questionar: ´Eu terei tempo para me dedicar ao animal?´. Afinal, o filho é o presenteado, mas uma criança não tem condições de garantir o bem estar do pet, logo a responsabilidade está sempre a cargo dos adultos.”
Pensar no cão como um filho pode ajudar. Muitos casais planejam a vinda dos filhos considerando fatores muito parecidos com os citados acima. Quando se dá um cão de presente devido a uma data comemorativa, o planejamento pode não existir. Neste caso, a ação é feita por impulso e sem considerar as consequências de o animal viver com uma família despreparada. “Ele era pequeno e fofo, depois ficou enorme e dá muito trabalho é um exemplo de reclamação comum feita por pessoas que não pesquisaram”, ressalta o especialista.
Inocentes, as crianças podem não entender certos limites. Uma brincadeira pode machucar o animal e vice e versa. Será que os pais, na correria do dia-a-dia, terão tempo disponível para acompanhar o filho e o pet?
Criança e cães devem conviver?
Segundo Dan, sim. Ter um cão sempre será uma boa ideia quando a família estiver preparada. Adotar um cão é uma boa forma de se tornar uma pessoa mais disciplinada, afinal, é preciso dar banho, comida, educação, além de realizar passeios, limpá-los etc. O laço afetivo entre o cão e o seu dono, independentemente da idade, ensina a respeitar e a cuidar daqueles que gostamos. Além disso, há também as brincadeiras que ajudam no bom humor e na saúde de ambos.
“Cabe a cada família escolher, mas acredito que seja válido mencionar que existe um grupo de raças que são consideradas as melhores companhias. Nele estão raças como shitzus, chiuauas, bichon frises, maltes, pug, lhasa apso, pequinês e o bulldog francês. Há também grupo de cães de pastoreio, como o pastor de Shetland, o pastor alemão, o border collies, o australian sheppard e o welsh corgis”, explica.
Independentemente do cão escolhido, seja comprado ou adotado, o mais importante é o bem estar de todos. Planejamento e dedicação por parte dos donos fazem com que o cão não seja apenas mais um, e sim parte da família.