domingo, 8 de novembro de 2015

Cuidados diários para uma pele saudável


Devemos cuidar da pele o ano inteiro, mas, no verão, com as altas temperaturas, a radiação solar incide com mais intensidade sobre o planeta, o que aumenta o risco de queimaduras, câncer da pele, manchas e outras doenças. Por isso, alguns cuidados são fundamentais. Confira as dicas da dermatologista Anelise Ghideti  (CRM 109.432).
Rosto
- A fotoproteção adequada é essencial. Além do filtro solar com FPS 30 ou mais, é importante usar chapéu e roupas, de preferência de algodão ou com tecidos que contenham proteção solar, o chamado FPU. Além dos  óculos de sol, que ajudam na prevenção da catarata e de lesões na córnea.

- Limpeza diária.

- Aplicação de loção tônica (peles normais a secas) ou adstringente (pele oleosa).

- Uso de hidratantes (peles normais a secas) ou substâncias que controlem o excesso de oleosidade (pele oleosa).

- Aplicação noturna de substâncias que regeneram a pele

- Evite a exposição solar entre 10h e 16h (no horário de verão)

- Utilizar guarda-sol também feito de algodão ou lona, porque estes materiais absorvem cerca 50% da radiação UV.

- Lembrar que temperaturas mais altas exigem uma maior hidratação. Portanto, abuse da água, suco de frutas e da água de coco. E aplique um bom hidratante.

- Banhos rápidos, mornos e com pouco sabonete (de preferência que contenham substâncias hidratantes).

Corpo

Segundo a dermatologista, diferente da pele do corpo, a pele do rosto contém um número maior de folículos pilosebáceos o que confere mais oleosidade em relação ao resto do corpo. É por este motivo também que a cicatrização da pele facial é melhor e mais rápida do que o restante do corpo. Além disso, a camada mais externa da pele chamada de camada córnea é menos espessa na face, o que confere o aspecto de pele mais macia e mais fina.

“Dependendo do tipo de pele, a existência de manchas ou acne, entre outros fatores, devem ser utilizados produtos específicos para cada problema, tanto no uso diurno, quanto no uso noturno”, diz ela.

Para a pele do corpo os cuidados são: evitar banhos muito quentes, uso de buchas e usar um bom hidratante corporal após o banho. Para prevenir o aparecimento de manchas e rugas, além de alimentação e hábitos de vida saudáveis, seguir os mesmos cuidados básicos para pele do rosto, caprichando no uso diário do filtro solar.  

A pele oleosa costuma apresentar imperfeições, poros dilatados, cravos e brilho excessivo, principalmente na chamada zona T. Por isso, a limpeza deve ser feita 2 vezes ao dia com sabonetes que contenham substâncias desengordurantes e adstringentes. Deve-se também evitar a lavagem em excesso, já que isso pode provocar o efeito “rebote” levando a uma maior produção de gordura pela pele. Os filtroa solares também devem conter substâncias seborreguladoras que ajudam a manter a pele sem brilho excessivo ao longo do dia.
Para uso noturno dê preferência aos produtos que contenham agentes que estimulem a renovação celular (ácido salicílico, ácido retinoico e seus derivados e outros alfa-hidroxiácidos).

Cuidado também com o uso de maquiagem: é importante escolher produtos que não contenham óleo (oil free), que não obstruam os poros e não provoquem cravos (não-comedogênicos).


“A oleosidade natural da pele (ou manto hidrolipídico) funciona como uma barreira mecânica, que protege o corpo da penetração das bactérias, fungos, vírus, do frio, da poluição e do contato com alérgenos”, explica a médica. “Por isso, a pele seca fica mais suscetível a tudo isso e propensa ao aparecimento de doenças, como a dermatite atópica, eczemas, dermatite de contato irritativa, dermatite seborreica e outras.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário