terça-feira, 10 de novembro de 2015

Segurança na água


Com a chegada do verão, as crianças aven­turam-se em locais com água, muitas vezes inadequados para banho, e com isso arris­cam a própria vida. É preciso que se faça um trabalho de cons­cientização junto às crianças e alerta aos perigos, para que conheçam as situações e saibam a forma correta de entrar numa piscina que não conhecem, cuidado ao correr em volta dela, problemas que po­dem causar ao empurrar e afundar o amigo, pular sem ver quem está embaixo e orientá-los a comer alimentos leves antes de nadar para não se sentir mal.
No mar, as crianças precisam saber sobre o perigo da corren­teza, bancos de areia, e lembrar sempre que devem procurar um local com salva-vi­das próximo. Também que se deve evitar en­trar em locais em que não se enxerga o fun­do, como rios, lagos e represas, pois corre­mos o risco de ficar presos no lodo, galhos de árvores, de machucar ao mergulhar e ba­ter nas pedras, cacos de vidro, latas enfer­rujadas etc.
Confira cinco dicas importantes que auxi­liam atingir mais de 95% de segurança con­tra afogamentos em piscinas (informa­ções extraídas do si­te da Sobrasa):
- Atenção 100% no seu filho a distân­cia de um braço, mes­mo na presença de um guarda-vidas.
- Guarda-vidas certificado por enti­dade reconhecida pe­la Sobrasa para cada piscina devidamente equipado com seu flu­tuador de resgate ou um professor de nata­ção com treinamento em emergências aquá­ticas durante o horário de aula (não se apli­ca a piscinas residenciais).
- Urgência: aprenda como agir em emer­gências aquáticas. O uso de cilindro de oxi­gênio é restrito ao guarda-vidas e deve es­tar em local visível e a disposição na área da piscina.
- Acesso restrito à piscina com uso de grades ou cercas transparentes com por­tões autotravantes a uma altura que impe­ça crianças de entrar no recinto da piscina sem um adulto.
- Sucção de cabelo e partes do corpo de­ve ser evitada com uso de ralos antiaprisio­namentos, redução da sucção por ralo e pre­cauções de desligamento do funcionamen­to da bomba.
Aprenda a nadar e dê este presente para o seu filho: a oportunidade de aprender a na­dar corretamente em uma escola de natação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário