quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Alongamento ajuda a manter a coluna saudável

Já é conhecido o estereótipo da pessoa que faz atividades físicas regulares e, ao sair da academia, para na primeira lanchonete para ‘repor as energias’ com um x-tudo. Da mesma forma, dificilmente se terá uma boa postura e uma coluna saudável se, ao sair da academia, você se abaixa para pegar algo dobrando a coluna, fica horas sentado na frente do computador (ou TV) sem se levantar, entre outros erros comuns que a gente faz sem nem perceber. Para evitar problemas para sua coluna e sua saúde em geral, o alongamento é fundamental. Confira algumas dicas:
- Não devemos nos conservar sentados por muito tempo seguido. Se estivermos no escritório, por exemplo, devemos por o cesto de lixo bem distante, para sermos obrigados a levantar de quando em quando.
- Para uma boa postura, lembre-se de erguer a caixa torácica para fora do abdômen, alongar o pescoço (queixo para cima, para que forme uma linha paralela ao chão), contrair os músculos abdominais e manter os pés no ângulo certo (ponteiros do relógio marcando 11 horas e 5 minutos), para que o peso recaia sobre toda a planta dos pés e arcada dos mesmos sustentados para cima sem cair.
- Deve-se andar o maior tempo possível: no caminho para o trabalho, na cidade quando fazemos compras, em vez de usar qualquer tipo de transporte.
- Ao subir escadas, mantenha o corpo ereto e apoie a planta toda dos pés sobre cada degrau. Você subirá com menos esforço. Isso também é válido para subir ladeiras.
- Como tossir e espirrar contrai os músculos do tronco, não é aconselhável dobrar-se em nenhum dos dois casos. Procure, antes, apoiar-se com a mão em uma superfície firme (um móvel) e manter-se ereto.
- Ao deslocar um móvel muito pesado, nunca o puxe: empurre-o. O ato de levantar qualquer coisa deve ser sempre suave.
- Emoções desagradáveis, como raiva, medo, tensão nervosa, tristeza ou susto, produzem contrações musculares. É assim que surgem as dores de cabeça e outros tipos de dores. Para aliviar, procure controlar essas emoções em tempo: tome um banho quente para relaxar os músculos. Por outro lado, se você vive em uma atmosfera de constante medo ou angústia, talvez seja o caso de consultar um psicoterapeuta.
- Massagens não reduzem o peso. O emagrecimento depende de uma reeducação alimentar e exercícios, tratamento de glândulas ou psicoterapia, conforme o caso.
- Ninguém deseja envelhecer prematuramente. E isto depende muito da coluna. A pressão do disco pode modificar a circulação sanguínea, causar rigidez nas outras articulações, produzir a má postura, além de provocar grande cansaço.
Assim, cuide bem da sua coluna vertebral, seja para voltar ao normal ou, ainda, para evitar futuros problemas, pois seja realmente tão jovem quanto a sua coluna!


Nenhum comentário:

Postar um comentário