terça-feira, 3 de novembro de 2015

SBGG lança guia da Síndrome Mielodisplásica

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) lançou o Guia da Síndrome Mielodisplásica. O material foi idealizado para atender a uma demanda identificada pela entidade em esclarecer sobre a síndrome mielodisplásica (SMD) aos geriatras e à comunidade médica em geral, em especial, aqueles que atuam na linha de atenção a saúde da pessoa idosa, visto que se trata de uma doença que incide prevalentemente em pessoas acima dos 60 anos de idade.
De autoria da médica geriatra e membro da Sociedade, Naira Hossepian Hojaij, com supervisão do diretor científico da SBGG Toshio Chiba, o presidente, João Bastos Freire Neto, o material reforça a existência de uma possibilidade atual de melhor controle da doença e da qualidade de vida dos portadores de SMD, além de agregar conhecimento nos diagnósticos diferenciais da anemia do idoso, e na escolha do melhor momento para o encaminhamento ao especialista para eventual terapêutica específica.
A Síndrome Mielodisplásica consiste num conjunto de síndromes heterogêneas, com evolução e prognóstico diversos. Consideradas a classe mais comum de síndromes adquiridas de falência medular em adultos, além de já ser observada como a neoplasia hematológica mais prevalente, as SMDs têm como agravo importante a progressão para a leucemia mieloide aguda, caso não seja identificada em sua fase inicial.
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia fornecerá aos associados médicos a versão impressa do Guia pelo correio. Saiba mais e acesse o conteúdo online no site:


Nenhum comentário:

Postar um comentário