domingo, 12 de julho de 2015

Usar ou não creme dental com flúor na escovação do seu filho?

Uma dúvida de muitos pais é se é correto utilizar creme dental com flúor na escovação dos dentes das crianças. Segundo a odontopediatra Roberta Ruano Dallemole, a resposta é sim: o creme den­tal com flúor de­ve ser utilizado desde o aparecimento do primeiro dentinho na criança.
O uso de creme dental com flúor tem efeito sig­nificativo na redução da cárie. Seu uso está indi­cado para todas as ida­des. A Sociedade Brasi­leira de Odontopedia­tria indica o uso de cre­me dental com flúor para crianças a partir do nascimento do primeiro dentinho (que ocor­re por volta dos 6 meses de idade) e recen­temente também foi indicado pela Socieda­de Americana de Odontopediatria.
É indicada a quantidade de meio grão de arroz para crianças menores de 3 anos. Para crianças com idade entre 3 e 6 anos (conside­rando que até essa idade a criança não sabe cuspir) deve ser colocado um grão de arroz. Já para as crianças acima dos 6 anos de ida­de (quando já sabe cuspir) a quantidade deve ser equivalente a um grão de ervilha.
Outro ponto importante com relação ao creme dental é a concentração de flúor. Para ser efetivo, o creme dental deverá apresentar mais de 1.000 ppm de flúor. E para saber se o creme dental que seu filho está usando está correto, basta olhar na tarja da bisnaga ou na caixinha do mesmo onde diz “Ingredientes”. Lá você vai encontrar a concentração de flúor do creme dental. Essa concentração está in­dicada para todas as idades sem restrições, desde que a quantidade utilizada seja condi­zente com o que foi indicado acima.
Um creme dental com flúor deve ser usa­do, no mínimo 2 vezes ao dia como auxiliar de limpeza dos dentes de todas as crianças, principalmente antes de dormir. Enquanto a criança não tiver con­dições de escovar seus próprios dentes adequa­damente, o uso de den­tifrício fluoretado (pasta com flúor) é de respon­sabilidade dos pais/res­ponsáveis, garantindo assim maior segurança quanto à fluorose den­tária (fluorose são man­chas, em geral esbran­quiçadas, que aparecem nos dentes por excesso de flúor) e melhor higienização para prote­ção contra a cárie.
Se uma quantidade de pasta fluoreta­da do tamanho de um grão de arroz cru for usada para escovar os dentes, mesmo que a criança não cuspa, não haverá risco de flu­orose. Lembrando que o creme dental deve ser usado para escovar os dentes e não co­mo comida.
"A saúde bucal é essencial para garantir uma boa saúde de maneira geral, possibili­tando às pessoas longevidade com qualida­de de vida. E o cirurgião-dentista é o profis­sional capacitado para fazer a avaliação, tra­tamento e acompanhamento, colaborando para a boa saúde da população desde a pri­meira infância", garante a dra. Roberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário