terça-feira, 7 de julho de 2015

Relacionamentos, respeito e compreensão



Atualmente, uma das gran­des questões pessoais são os rela­cionamentos, sejam eles amorosos, profis­sionais, familiares ou entre amigos. Muitos se queixam da falta de empatia do outro, da falta de respeito às opiniões divergentes.
O respeito é básico quando se pretende ter um bom relacionamento com alguém, pois quando ele falta, torna-se impossível qualquer relação saudável, as palavras se­rão usadas para atingir de maneira negati­va, magoando, entristecendo, podendo sur­gir sentimentos de raiva. Dessa forma geral­mente começa uma discussão que pode levar até mesmo a uma agressão física.
Os seres humanos são singulares e des­se modo muitas concordâncias podem exis­tir entre duas pessoas, mas não serão com­pletamente iguais em todos os seus enten­dimentos. Não é raro, nos dias de hoje, dis­cussões sobre religião e política. São esses temas muito comuns, em que sempre os en­volvidos tentam convencer o outro que sua ideia é a correta, como se existisse uma ver­dade absoluta, esquecendo que há várias verdades e que tudo depende de sua histó­ria de vida, de seus conceitos, de sua afini­dade, do meio ambiente em que se vive, ou seja, de sua singularidade.
Por essas questões é que temos de desen­volver a empatia, a capacidade de compre­ender o sentimento ou reação da outra pes­soa, sem necessariamente concordar com ela, mas respeitar suas opiniões e diferen­ças. E não é porque a opinião do outro é di­ferente que não deve­mos escutá-las, tentar entender seus argu­mentos e mostrar os nossos pontos de vis­ta e fazer questiona­mentos. É dessa for­ma que adquirimos e criamos conhecimento. Não podemos ser cristalizados a ponto de acreditar que já sa­bemos tudo de um determinado assunto.
Mas e quando as opiniões são divergentes e afetam ambas as partes? Tomar uma deci­são em conjunto com outras pessoas dife­rentes de nós nem sempre é fácil, mas sem­pre tem que haver bom senso, não dá para ser do jeito que todos querem. É necessário, então, conversar e chegar a um consenso. Para isso, precisamos deixar de lado o orgu­lho, a arrogância, e sermos mais flexíveis pa­ra tentar adaptar as exigências de cada um em uma que seja satisfatória para os envol­vidos. Ainda assim nem sempre conseguire­mos um acordo, e alguém precisa ceder. Ab­dicar parece algo negativo, como se alguém estivesse perdendo a discussão, mas é algo digno para se fazer em situações extremas, podendo a cada dificuldade encontrada alter­nar quem cede. Porém, muitos não têm a ma­turidade emocional para isso, o que dificulta cada vez mais o relacionamento com pesso­as diferentes, ocasionando cada vez mais dis­cussões desnecessárias, em que todos que­rem falar, mas ninguém quer ouvir.
(Artigo da psicóloga clínica Cintia Tonetti) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário