terça-feira, 14 de julho de 2015

Como prevenir lesões na corrida de rua



A corrida de rua vem ganhando uma legião de adeptos nos últimos anos no Brasil. Acredita-se que isto se deve ao fato desta atividade física ser capaz de proporcionar inúmeros benefícios à saúde como a perda de peso e melhoria na condição cardiorrespiratória, mas também pelo fato de ser praticada em qualquer lugar e com equipamentos mais simples que aqueles necessários para a participação num esporte coletivo, por exemplo.
Um dos assuntos que ainda gera muita controvérsia no que diz respeito à corrida é sobre os tipos mais comuns de lesões que afetam os corredores e o que fazer para preveni-las, além da polêmica em torno dos melhores calçados esportivos que devem ser utilizados para a prática.
Segundo as professoras Maria Claudia Vanícola e Katia Brandina, por muito tempo se pensou que o maior número de lesões envolvia a articulação do joelho. “Entretanto, numa revisão de literatura mais recente (Lopes, Hespanhol Junior, Yeung e Costa, 2012) evidenciou-se que as principais lesões para corredores envolvem a síndrome do estresse tibial medial (conhecida canelite), a tendinopatia do tendão calcâneo e a fasceíte plantar, nenhuma delas, portanto, na articulação do joelho”, explicam. “Somente para aqueles que correm provas de ultramaratona é que a síndrome patelofemural, que se dá na articulação do joelho, aparece como a segunda maior causa de lesão.”
O calçado esportivo adequado é aquele em que o corredor se adapta melhor, independentemente do sistema de amortecimento. Isto porque o melhor sistema de amortecimento que existe é aquele coordenado pelo próprio aparelho locomotor. “Atualmente, sabe-se que os músculos têm total capacidade de absorver o impacto e utilizá-lo para produzir força, sem depender do calçado esportivo para isto”, ressaltam as professoras. Então, o que deve ser considerado para minimizar a ocorrência de lesões? “Simples, o adequado planejamento da atividade física para que o músculo não falhe e cumpra seu papel protetor no aparelho locomotor”, respondem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário