segunda-feira, 6 de julho de 2015

Fisioterapia para as incontinências urinárias

incontinência urinária (IU) é uma condição que afeta dramaticamente a qualidade de vida, comprometendo o bem-estar físico, emocional, psicológico e so­cial dos seus portadores. A IU pode acometer indivíduos de todas as idades, de ambos os se­xos e de todos os níveis sociais e econômicos. Quem explica é a fisioterapeuta uroginecológica Raquel Piovesana:
- Incontinência Urinária Masculina: as causas são variadas e a identificação da ori­gem é essencial para o tratamento adequa­do. Em homens sem problemas neurológi­cos, a IU está na maioria das vezes associa­da à história de cirurgias prostáticas, quan­do pode haver lesão do esfíncter ou do nervo responsável pelo seu funcionamento, levan­do a perdas urinárias. As perdas também po­dem decorrer de um excesso de contrações da bexiga durante o enchimento ou mesmo de transbordamento da urina.
- Incontinência Urinária Feminina: dife­rentes doenças podem causar os sintomas. Al­gumas delas são transitórias e facilmente tratá­veis, como infecções urinárias e vaginais, efei­tos colaterais de medicamentos e constipação intestinal. Outras causas podem ser duradou­ras ou permanentes. Entre as mais comuns es­tão a fraqueza dos músculos que sustentam a bexiga (bexiga caída e incontinência urinária de esforço), a bexiga hiperativa (contra­ções involuntárias da musculatura da bexi­ga) e a urgência mic­cional (vontade re­pentina e/ou incon­trolável de urinar).
A fisioterapia uro­lógica atua com téc­nicas de tratamento não cirúrgico das dis­funções do assoalho pélvico (urogenitais e anorretais), como a incontinência urinária, os prolapsos genitais, a dor pélvica crôni­ca, a incontinência fecal e as disfuções sexu­ais, utilizando aparelhos de biofeedback pa­ra contrações isoladas do períneo e eletroes­timulação para fortalecimento e/ou inibição das musculaturas envolvidas. O tratamen­to é simples, indolor e sem efeitos colaterais.
Uma vez que a IU é um sintoma, informe seu médico sobre ele. Uma avaliação bem feita po­de determinar a causa da sua incontinência e auxiliar na escolha do tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário