sexta-feira, 17 de julho de 2015

Mitos e verdades sobre as estrias



As estrias não poupam ninguém! Mulheres e homens de todas as idades apresentam as famosas listrinhas, que nada mais são além de cicatrizes formadas após a destruição de fibras elásticas e colágenas da pele. As linhas são formadas quando há diminuição da espessura da pele, o que facilita o estiramento do tecido. Atualmente, existem diversos tratamentos que prometem acabar com elas, mas vale lembrar que é necessário ter acompanhamento de um especialista para não errar na escolha.
Para entender melhor as causas e os tratamentos,  a dra. Adriana Benito, médica especialista da Pró-Corpo Estética Avançada, diz o que é mito e o que é verdade quando o assunto é estria.
Coçar a pele dá estrias. MITO. A coceira pode ser causada por uma infinidade de fatores. Quando há um estiramento agudo da pele, é possível que apareçam estrias, mas isso não significa que uma coçadinha resultará em estrias. Por outro lado, a coceira também pode ser um sintoma de que a estria está se formando. Neste caso, o que está causando a coceira é justamente o estiramento da pele.
O efeito sanfona (engordar e emagrecer em curto intervalo de tempo) é o principal causador de estrias. VERDADE. Quando engordamos, a pele é distendida e forçada ao limite de sua elasticidade. Quando emagrecemos, o tecido afrouxa, já com as marcas de estiramento. Funciona como uma bexiga: depois de cheia, mesmo se for esvaziada, ela não terá a mesma elasticidade.
Colocar prótese de silicone provoca estrias. MITO. A prótese não causa a estria. O que causa a estria é a condição prévia da pele, além do tamanho da prótese a ser colocada.
Tomar sol ajuda a eliminar as estrias. MITO. As estrias brancas são atróficas, ou seja, mais claras do que a pele normal. Durante o bronzeamento, a pele natural pigmentará, aumentando o contraste com as estrias brancas. No caso das estrias vermelhas, que são cicatrizes recentes, pode ocorrer a pigmentação das linhas, que ficam mais escuras do que a pele normal. 
- Creme hidratante ajuda a prevenir estrias. VERDADE. Usar hidratante, de fato, não impede que você tenha estrias, mas uma pele mais hidratada tem menor chance de desenvolvê-las.
Engravidar depois dos 30 anos não causa estrias. MITO. Isto não está relacionado à idade das mulheres, mas, sim, à condição da pele, que pode ter maior ou menor elasticidade.
Passar óleo de amêndoas no corpo previne estrias. MITO. O óleo de amêndoas puro não consegue penetrar na pele ressecada. A pele desidratada necessita de um emoliente à base de água, não de óleo. Ele pode até evitar o ressecamento da pele, criando uma barreira impermeável que impede a desidratação, mas não tem o poder de dar mais elasticidade à pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário