sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Você sabe o que é rosácea?



Pontinhos vermelhos, aspecto de pequenas bolinhas no rosto são algumas características da acne rosácea. Ela é uma doença vascular inflamatória crônica da pele, que apresenta vermelhidão, pequenos vasos finos avermelhados, ligeiro inchaço, que podem ser acompanhado por bolinhas e nódulos em alguns casos. Para desmistificar essa doença o dermatologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, dr. Rodrigo Motta esclarece as dúvidas sobre o assunto.
A rosácea atinge principalmente a região da testa, bochechas e nariz. Ela ocorre entre adultos de 30 e 50 anos de idade, e é mais comum em mulheres. Nos homens quando encontradas são mais graves e raramente é observado o diagnóstico em negros. Nódulos são dificilmente observados nos casos de rosácea. As pápulas são pequenas elevações e podem eventualmente, quando numerosas, formar placas granulomatosas evoluindo para a rosácea lupoide, que possui um aspecto grosseiro e vermelho na pele. Em alguns pacientes, principalmente homens, a longa duração da rosácea pode evoluir para rinofima, que corresponde ao espessamento irregular e lobulado da pele do nariz e dilatação folicular. 
Segundo o profissional, embora o nariz seja o local mais comum, também pode ocorrer na região frontal, maçãs do rosto e pavilhões auriculares. A pele de um paciente com rosácea não tratada vai adquirindo um aspecto de casca de laranja com o passar dos anos.
As causas da rosácea ainda não são bem estabelecidas. Segundo o médico, sabe-se a relação dela com doenças gastrointestinais (bactéria H pylori), hipertensão arterial, seborreia, fatores psicogênicos (stress), fatores infecciosos, a presença do ácaro Demodex folliculorum,  distúrbio microcirculatório da região e predisposição genética. Além das causas, existem fatores e hábitos que podem desencadear ou piorar a rosácea como, por exemplo, bebidas alcoólicas, bebidas quentes, luz ultravioleta, vento, frio, calor, medicamentos vasodilatares e fatores emocionais.
O diagnóstico é clínico, não sendo necessária a realização de exames laboratoriais, “Porém em casos duvidosos onde o quadro pode se assemelhar a outras patologias, pode ser realizada uma biopsia de pele e através do exame histopatológico dará subsídio para concluir ou excluir o diagnóstico”, ressalta o dermatologista.
O tratamento varia de acordo com o estágio e a gravidade da doença. Todos os agravantes ou desencadeantes devem ser afastados, como bebidas alcoólicas, exposição solar, vento, frio e ingestão de alimentos quentes. A pele do paciente com rosácea é extremamente sensível a produtos químicos e físicos como sabões, higienizadores alcoólicos, adstringentes, abrasivos e alguns tipos de peelings. Os agentes antimicrobianos apresentam-se efetivos no tratamento. Como a radiação ultravioleta é um desencadeante importante, é fundamental enfatizar o uso de filtros solares cotidianamente no rosto, escolhendo o produto mais adequado para cada tipo de pele.
A prevenção é o melhor tratamento para a evolução da rosácea. Dessa forma, é possível reduzir os surtos através do monitoramento de fatores desencadeantes, já que a causa da rosácea permanece desconhecida e não há uma dieta específica para rosácea. Deve-se procurar o médico para que possa ser feita uma avaliação correta de cada caso e assim um plano de tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário