quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Protetor bucal reduz risco de trauma dental




Mais de 5 milhões de dentes são perdidos anualmente com a atividade esportiva. Saiba como proteger os seus. Segundo a Academia Americana de Odontologia Esportiva, o uso de protetores bucais reduz em 80% o risco de trauma dental.
O que é protetor bucal?
Protetor bucal é um aparelho feito de material flexível, que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto. Eles devem ser usados sempre que a pessoa participa de atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos etc.
Os protetores geralmente cobrem os dentes superiores e são projetados para evitar a fratura de dentes, cortes nos lábios ou qualquer outro dano à boca. Se a pessoa utiliza aparelho ortodôntico ou prótese dentária na arcada inferior, é sugerido o uso do protetor nos dentes inferiores também.
Que tipos de protetores bucais existem?
- Protetores comuns: baratos e pré-moldados, esses protetores são prontos para uso. Contudo, sua eficácia é duvidosa pela falta de adaptação à boca, podendo também interferir na respiração e na fala.
- Protetores sob medida: são confeccionados pelo seu dentista a partir dos modelos da sua própria arcada dentária. Como são feitos sob medida, sua adaptação é excelente e são muito confortáveis de usar. Você pode ainda personalizar a cor, colocar nome, fotografia ou figurinhas de seus personagens favoritos.
Agora, se por acaso você ainda não tem o seu protetor e sofrer um trauma dental, siga as recomendações a seguir:
- Pegue o dente pela coroa (nunca pela raiz);
- Lave em água filtrada (não utilizar escovas nem produtos de limpeza);
- Armazenar o dente em um copo com leite, soro fisiológico ou preferencialmente com a própria saliva;
- Procurar um cirurgião-dentista na primeira hora após o acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário