segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Auriculoterapia ajuda a tratar ansiedade e depressão




O mundo é rápido e altamente competitivo, o que torna o estresse e a ansiedade parte de todas as nossas vidas. A Acupuntura para transtorno de ansiedade generalizada pode realmente ajudar. Os problemas de ansiedade e depressão em adultos são cada vez mais frequentes. Nas crianças, esses problemas são invisíveis, pois se escondem atrás de outros comportamentos mais facilmente detectáveis, como a hiperatividade, a agressividade ou problemas de aprendizagem.
Segundo a terapeuta Ana Paula Pugliesi, as orelhas não são somente os órgãos responsáveis pelo sentido da audição, nem servem apenas para exibir enfeites, elas constituem a porta de entrada para o tratamento de determinadas doenças. Isso se deve à Acupuntura Auricular, ou Auriculoterapia, uma das técnicas da Acupuntura, terapêutica milenar que, através de agulhas e outros instrumentos, estimula a produção de substâncias químicas no organismo com efeito analgésico e/ou anti-inflamatório, aliviando a dor e outros sintomas.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a tentativa de compensar a ansiedade está ligada à energia do fogo, elemento que rege o coração. Quando a pessoa perde o controle da energia do coração, a mente acelera e vêm a ansiedade e a angústia. Como resposta, o organismo busca prazer para compensar essa sensação e baixar a ansiedade através do cigarro, da comida, do álcool e das drogas, muitas vezes em excesso. Isso provoca acúmulo de radicais livres, que são substâncias que envelhecem nosso organismo.
A Acupuntura pode regular e amenizar as energias do organismo, eliminando os radicais livres, promovendo bem-estar. O objetivo é eliminar esse acúmulo de calor que aflige o organismo, equilibrando assim a energia do rim, que rege o elemento água. Equilibrando a ansiedade, nota-se que a vontade de recorrer a essas “muletas psíquicas” – comida, cigarro, álcool e drogas – aos poucos é eliminada.
Embora não existam estudos suficientes para comprovar essa teoria, há pesquisas populacionais indicando que as pessoas propensas a usar técnicas de medicina complementar obtêm resultados no tratamento da depressão com acupuntura, que pode ser usada isoladamente ou com outros tratamentos. O suporte emocional, como a psicoterapia, é importante para o sucesso do tratamento.
Os efeitos começam a surgir após cerca de cinco aplicações, mas podem demorar mais, dependendo da saúde geral e do grau de depressão do paciente. Para alguns, são necessárias dez aplicações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário