sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Reabilitação cardíaca na doença arterial coronariana


A reabilitação cardiopulmonar e metabólica atua em várias patologias. Uma delas é a Doença Arterial Coronariana (DAC), em que ocorre a formação de placas de gordura nas coronárias (artérias responsáveis por levar suprimento e oxigênio ao coração). Os fatores de risco para essa doença são: colesterol alto, pressão alta (hipertensão), diabetes, tabagismo, obesidade e envelhecimento, entre outros. Grande parte da população não acompanha adequadamente esses fatores e, por esse motivo, aumentam as chances de as pessoas sofrerem um Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
Segundo a fisioterapeuta Lívia Bueno, a reabilitação pode atuar em duas fases: prevenir o infarto e evitar outros (caso esse paciente já tenha sofrido algum). Os benefícios da reabilitação cardíaca são: controle de alguns fatores de risco (colesterol alto, diabetes, obesidade), melhora da capacidade funcional, melhora da qualidade de vida etc.
O programa de reabilitação deve ser seguido a longo prazo e de forma regular, incluindo treinamento aeróbico (bicicleta ergométrica) e exercícios resistidos, que melhoram o fluxo sanguíneo das coronários, o que ajuda a evitar um evento cardiovascular (infarto e acidente vascular cerebral).
Para iniciar a reabilitação é necessário um atestado médico dizendo que o cliente está apto a realizar atividade física. O próximo passo é realizar uma avaliação com a fisioterapeuta e de acordo com os resultados o treinamento será prescrito de forma adequada e individualizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário