terça-feira, 9 de setembro de 2014

Já é hora de dormir...




"Já é hora de dormir...não espere a mamãe mandar...um bom sono para você e um alegre despertar!"
Quem conhece a música do título de hoje, deve ter mais de 40 anos ou é alguém interessado nos temas vintage. Esta era a música de uma propaganda bem antiga de cobertores. Mas, pelo que estamos notando, a dificuldade de colocar as crianças na cama é tema recorrente nos dias de hoje.
A falta de sono em uma criança pode gerar irritabilidade, dificuldades na escola, hiperatividade e até obesidade ou alterações no crescimento. Além disso, quando a criança dorme o cérebro aproveita para descansar e fixar o que foi aprendido no dia.
Uma criança de até 6 anos tem que dormir de 10 a 12 horas por dia para crescer saudável. Ou seja, uma criança que dorme às 23 horas e acorda às 6 da manhã para ir à escolinha está perdendo um tempo precioso.
Hora para dormir é um hábito que deve ser incentivado desde bebê, porém sabemos também que a resistência das crianças ao sono por muitas vezes ganha da paciência dos pais, que devem ajudá-los a criar rotinas saudáveis para a hora do descanso. Seguem algumas dicas:
- Procure seguir o mesmo horário para a preparação ao sono e para a criança ir para a cama.
- O ambiente onde a criança dorme deve ser escurinho e silencioso. Os outros moradores da casa devem respeitar o horário e não deixar a televisão em volume alto, escutar música ou vídeogame no home teather na máxima altura. Não é preciso falar muito baixo ou deixar a televisão sem som, mas sim diminuir um pouco a agitação da casa.
- Desde bem pequenininho, acostume seu filho com o passo a passo: banho quentinho, pijamas, janta, brincadeiras relaxantes, escovar os dentes, troca de fraldas ou penico, leitura e cama. Conforme a criança for crescendo, explique que é uma estorinha só que lerá por dia, que ela terá muitas atividades no dia seguinte e que precisará descansar para aproveitar bastante o dia. Assim, a criança vai internalizando o horário que costuma dormir e quais são os hábitos necessários para tal.
- Deixe algum bichinho ou boneca que a criança gosta perto dela no berço ou na caminha .
- Se a criança sair do quarto, leve-a novamente e coloque -a na cama quantas vezes forem necessárias. Se ela chorar, não se aflija, deixe -a chorar por alguns momentos, logo logo ela se cansará e cairá no sono.
Seguindo estes passos com frequência, a criança tende a entender a importância do sono desde cedo. Deixe as exceções para férias, feriados e finais de semana, em que a criança acordará mais tarde.
Aliás, pensando em acordar tarde, neste caso, não vale a máxima 'dormiu tarde, acorda tarde'. Ainda que a criança estude no período vespertino, o horário da manhã deve ser usado para que ela brinque, tome sol e se prepare com calma (banho, uniforme, almoço, lanchinho) para ir à escola e chegar sem atropelos. Lembrando que o sol da manhã ajuda na sintetização de vitamina D e o brincar e a prática esportiva têm benefícios que são fundamentais para o crescimento saudável e feliz de nossas crianças.
Vale a pena ter este trabalho inicial pela saúde de nossos filhos, não é mesmo?

(Artigo da psicóloga Vivian Camila Khazrik - 
facebook.com/psicologaviviancamilakkhazrik)

Nenhum comentário:

Postar um comentário