quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Você sabe o que é anafilaxia?

A anafilaxia é uma doença grave, aguda e que pode ser fatal. Caracteriza-se pelo aparecimento de alguns sintomas de pele e outros internamente no organismo. As principais causas estão relacionadas a alimentos, medicamentos, picadas de insetos e ao látex.
Mas, existem registradas na Medicina causas raras como anafilaxia associada ao sêmen; por aeroalérgenos, em que alimentos contaminados por ácaros desencadeiam a reação após a sua ingestão; mastocitose, quando células de defesa do organismo (mastócitos) desencadeiam a reação alérgica após estímulos variados; ao frio, que ocorre após banhos frios, principalmente em piscinas e cachoeiras; por exercício, quando a pessoa apresenta reação alérgica após atividade física associada à ingestão de algum alimento ou medicamento. Nesse caso, os principais alimentos envolvidos são: trigo, crustáceos, amendoim, milho, leite, pêssego, soja e alimentos contaminados por ácaros. Entre os medicamentos, os principais são os anti-inflamatórios e os antibióticos.
A dra. Elaine Gagete, coordenadora do Grupo de Assessoria em Anafilaxia da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia – ASBAI, explica que os sintomas podem aparecer como urticária e angioedema (inchaço localizado nas partes mais moles do corpo, como lábios, pálpebras, orelhas e genitais), sintomas respiratórios, como espirros, coceira em olhos e nariz, obstrução nasal, vermelhidão ocular e lacrimejamento, tosse seca, falta de ar, chiado no peito, sensação de garganta apertada, alteração de voz, sensação de aperto no peito. Sintomas gastrointestinais: náusea, vômito, cólicas, diarreia; cardiocirculatórios: queda de pressão arterial, taquicardia (batedeira), palidez; neurológicos: desfalecimento, perda da consciência, sensação de que está distante, desmaio, perda de fezes e urina.
“Quanto mais sintomas, principalmente cardíacos e neurológicos, mais grave é a anafilaxia”, alerta o presidente da ASBAI, dr. Fábio Morato Castro. Ele explica ainda a importância de se reconhecer os primeiros sintomas, pois o tratamento rápido é fundamental para que a doença não evolua até o choque.
Outra causa de morte pela anafilaxia é a sufocação, quer pelo edema de glote ou pelo broncoespasmo (fechamento dos brônquios). “Há ainda a possibilidade de ocorrer um infarto, já que durante uma crise anafilática ocorre uma diminuição do calibre interno das artérias que irrigam o coração. No caso de a pessoa já apresentar uma alteração prévia, como aterosclerose, a anafilaxia poderá levar ao infarto agudo de miocárdio”, explica ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário