quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Os prejuízos do sedentarismo


O sedentarismo é um dos fatores de risco modificáveis que contribuem para o aumento da prevalência de doenças cardiovasculares, responsáveis por 300 mil mortes anuais no Brasil. É um problema de saúde pública, em que ocorre a diminuição de gasto energético por causa da diminuição de atividade física habitual no trabalho e em rotinas diárias, além do aumento do tempo gasto em hábitos sedentários, como assistir TV, trabalhar no computador, jogar videogame etc. Ou seja: o aumento da prevalência do sobrepeso e da obesidade está fatalmente ligado à modernização como causa-efeito.
Segundo os educadores físicos Raphael da Silva e Francisco Felix Coco, um dos consensos da causa do aumento da obesidade no mundo industrializado é o consumo de grande proporção de calorias derivadas de gorduras, proteínas e carboidratos simples, e uma baixa ingestão de carboidratos complexos, associado a um baixo nível de exercício físico, levando a um estilo de vida sedentário.
Dados da Organização Mundial da Saúde, de 2008, mostram que, mundialmente, aproximadamente 3,2 milhões de mortes todo ano são atribuídas à atividade física insuficiente, e o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortalidade no mundo. O hábito da prática de exercício físico para as crianças deve ser influenciado pelos pais e, se desenvolvidos nessa fase, tende a se manter até a fase adulta.
Quando o exercício físico é monitorado e combinado com uma ingestão calórica adequada consegue-se evitar a obesidade e o sedentarismo, além de prevenir doenças crônicas (diabetes, hipertensão, osteoporose etc), e no caso de já instalada a doença, o exercício atua como tratamento terapêutico não farmacológico.
Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte, a mínima quantidade recomendada para conseguir benefícios para a saúde acima dos esforços leves do dia a dia é a prática de 30 minutos de atividade física moderada 5 dias por semana, ou 20 minutos de exercícios vigorosos 3 dias por semana, ou a combinação de moderado e vigoroso. Lembre-se: dê um passo de cada vez. Inicie com o que julgar mais fácil e vá incorporando novos hábitos com o tempo. Pequenas mudanças fazem grande diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário