segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Cuide bem da alimentação das crianças no calor



As crianças costumam brincar e se movimentar muito e, como estamos enfrentando uma época de muita seca, é muito importante estarmos atentos à hidratação delas, oferecer muita água e alimentos frescos, como frutas (principalmente, melancia, laranja, mexerica, pera), além de verduras, sucos naturais e água de coco.
Nas viagens é preciso tomar muito cuidado com alimentos típicos e que não sejam do costume da família, principalmente alimentos gordurosos. Já os frutos do mar podem causar alergia em algumas pessoas, e, como as crianças são mais sensíveis, eles devem ser consumidos somente em locais de boa procedência. Para crianças que nunca os consumiram, a quantidade deve ser pouca, pois podem apresentar reações alérgicas.
A criança deve ser alimentada a cada 3 horas, com alimentos leves, sem esquecer a hidratação.
Nunca substituir a água por sucos ou outros líquidos: criança precisa tomar água. Evite refrigerante, pois, como contém muito sódio, pode levar à desidratação mais rapidamente. Além da água, frutas, verduras e legumes são alimentos que hidratam.
As crianças precisam de aproximadamente 8 copos de água fresca diariamente.
Alimentos com muito sal causam desidratação e retenção hídrica. Deve-se evitar salgadinhos, temperos e molhos prontos, refrigerantes, e alimentos industrializados em geral. No preparo das refeições, utilizar pouco sal.
E muito cuidado, pois é uma época em que as bactérias patológicas têm maior facilidade em se reproduzir nos alimentos mal higienizados e armazenados. Elas gostam de alimentos úmidos e ambiente quente.
Todo alimento perecível deve ser mantido em refrigeração por no máximo 3 dias, após isso deve ser descartado. Evite deixar refeições prontas fora de refrigeração. Ao preparar frangos, peixes e carnes, tire-os da refrigeração somente no momento de prepará-los. Quanto aos ovos, lave muito bem a casca antes de quebrá-la.
Quando o dia está muito quente, pode ser que as crianças percam o apetite, mas nunca as deixe sem se alimentar – vitaminas geladas, gelatinas, saladas coloridas e sucos feitos com água de coco são boas opções.

(Artigo da nutricionista Ellen Rampini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário