sábado, 25 de abril de 2015

Sedentarismo afeta quase metade da população brasileira



Pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o sedentarismo no Brasil revela que 46% dos adultos – um total de 67,2 milhões – são sedentários.
Para a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), além do sedentarismo, o estresse, maus hábitos alimentares, excesso de peso e a idade são fatores de risco para a hipertensão, que tem estimativa de acometer 5 a 10% da população com até 18 anos, ou seja, 7 milhões de crianças e adolescentes e cerca de 30% da população adulta, chegando a mais de 50% na terceira idade. Já o estresse, por exemplo, está associado diretamente às doenças do coração e à hipertensão arterial – só no Brasil, 70% da população economicamente ativa sofre deste mal. Nas crianças e adolescentes a hipertensão já está francamente associada ao excesso de peso e sedentarismo.
“O sedentarismo, entre outros agravantes, é um dos fatores de risco para a hipertensão. Assim, o nosso objetivo é conscientizar a população da importância da atividade física e alimentação saudável para o controle de doenças crônicas e cardiovasculares”, afirma dr. Fernando Almeida, nefrologista membro da SBH.
Dr. Fernando é um dos participantes da campanha “Menos Pressão Mais Vida” da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que promove diversos eventos gratuitos por todo o Brasil por meio de suas Ligas Acadêmicas e com o apoio do Ministério da Saúde. Os eventos acontecem no dia 26 de abril, data em que é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
A principal ação acontece em São Paulo, no Parque Villa-Lobos, com programação gratuita para aferição da pressão, teste de glicemia, cálculo de massa corpórea (IMC), aulas de atividades físicas e dicas nutricionais. Com o evento, a SBH estima atender de 600 a 800 pessoas no dia. Além disso, um dos apoiadores da campanha, a CCR ViaOeste, será responsável por painéis de mensagens nas duas das estradas mais movimentadas do Estado de São Paulo, a Raposo Tavares e a Castello Branco, além de apoiar a entidade na divulgação da campanha em outros meios internos da empresa.
“A nossa atenção está direcionada para a prevenção de doenças cardiovasculares, além dos eventos traumáticos (acidentes). Desta forma, reforçamos o senso de importância de campanhas como a da Sociedade Brasileira de Hipertensão, pois através dela será possível reforçar as ações preventivas, além de identificar novos casos, pois é sabido que a hipertensão arterial é uma doença ‘silenciosa’ em muitos casos, e estes pacientes somente terão a confirmação durante uma urgência médica”, diz Marcelo Augusto Okamura, médico coordenador do Atendimento Pré-Hospitalar da CCR.”Acreditamos que a redução de casos de Infarto Agudo do Miocárdio ou Acidente Vascular Encefálico, que podem ocorrer durante uma viagem numa rodovia, está associada aos projetos de prevenção.
A SBH também procura orientar e conscientizar a população por meio de seus 10 Mandamentos da prevenção da pressão alta. Confira as dicas da entidade:
1.  Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
2.  Pratique atividades físicas todos os dias.
3.  Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
4.  Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
5.  Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.
6.  Abandone o cigarro.
7.  Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.
8.  Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
9.  Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
10.  Ame e seja amado.
Para outras informações, acesse o site da campanha Menos Pressão:http://sbh.org.br/menospressao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário