quinta-feira, 30 de abril de 2015

Você conhece o biribol?



A modalidade foi instituída no município de Birigui, interior do estado de São Paulo em 1998, pelo professor e empresário Dario Miguel Pedro. Surgiu como uma recreação coletiva e como técnica de aprendizagem para natação. Poucas pessoas conhecem, mas o Biribol é um esporte coletivo originalmente brasileiro, praticado dentro de uma piscina com 4m x 8m x 1,30m (profundidade) com rede (a 2,62 de altura para o masculino e 2,40 metros para o feminino), bola especifica e postes de sustentação. Duas equipes de duas ou quatro pessoas.
Atualmente existe uma Liga Nacional de Biribol (LNB) com a participação de equipes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. A LNB organiza etapas da Copa Brasil de Biribol em várias cidades, no final de cada etapa é atribuída a pontuação, e no final de todas as etapas é conhecido o campeão brasileiro de biribol.
Além da Copa Brasil de Biribol, o esporte desde 2001 foi incluído nos jogos regionais e nos Jogos Abertos do Interior do estado de São Paulo. Um dos fatores que também contribuíram para a popularização do biribol e sua inclusão nos referidos jogos foi a Copa Sesc – Tv Progresso, realizada a partir de 1999 e disputada por cidades da região Noroeste do Estado de São Paulo.
É muito fácil de ser jogado, e não é necessário que a pessoa que vai jogar saiba nadar, pois os jogadores ficam em pé dentro da água com os braços levantados. No início, o jogador sente que a água prende muito, mas à medida que vai jogando, aprende a usar a água para dar mais impulso ao salto, adquirindo grande flexibilidade.
No Biribol, você usa todos os músculos do corpo, adquirindo um grande desenvolvimento físico. Faz os mesmos exercícios de um jogador de futebol,  vôlei, bola ao cesto ou de um nadador, com a vantagem de não cansar demasiadamente e não correr o risco de se machucar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário