segunda-feira, 30 de junho de 2014

O mal-estar da adolescência



A adolescência é uma passagem obrigatória, atormentada e, ao mesmo tempo, criativa para o limiar da maturidade. O adolescente deixa gradativamente de ser uma criança e ruma duramente para ser um adulto. Três aspectos distintos e complementares estruturam a adolescência; o biológico, o sociológico e o psicanalítico. A puberdade é o aspecto biológico, momento em que o corpo da criança é alvo de um “tsunami” hormonal, que altera as formas anatômicas. O sociológico é o período transicional entre dependência infantil e a emancipação do jovem adulto.
À luz da Psicanálise, o adolescente é um jovem que se projeta para a vida e freia repentinamente, desolado, desesperançado, para se lançar novamente, possuído pela chama da ação. Nele tudo é contraste e contradição. Ele pode se mostrar agitado e indolente, revoltado e conformista, taciturno e eufórico, intransigente e esclarecido, entusiasta e, bruscamente, apático e deprimido.
O adolescente que se manifesta por meio de comportamentos compulsivos é um jovem com dificuldade de verbalizar seu mal-estar, seu sofrimento difuso, restando aos adultos soprar as palavras que lhe falta. Seu mal-estar revela-se não por meio das palavras, mas em atos. Um psicanalista interpreta um ato violento de um adolescente como a expressão de uma dor interior não sentida, anestesiada, camuflada por uma vontade de potência e imunidade acompanhada de solidão e desconfiança.
Comportamentos de risco notáveis são os depressivos e isolamento, drogas, álcool (bebedeira de sábado à noite), maconha, tentativas de suicídio e consumados, além de distúrbios alimentares (anorexia e bulimia), a pornografia invasiva na tv e internet associada à violência, a ciberdependência dos videogames e o uso exagerado dos chats, bem como o desinteresse escolar e escapadas que fomentam atos delituosos.
Além dessa tormenta psíquica, há de se considerar o “luto da infância perdida”. Uma perda inexorável que persevera até a conquista da maturidade, que lhe impõe, a contragosto, a elaboração do luto de sua infância.
Aos pais que vivenciam esse período crítico de seus filhos, algumas recomendações podem ser de valia para a resolução de contextos conflituosos sem gravidade. Saber esperar que a tempestade passe é o melhor antídoto. A adolescência é uma etapa com os dias contados.
Ao advertir seu filho, ele não atenta tanto para a crítica e a emoção expressas em suas palavras e sim para a sua disponibilidade de espírito. Ele necessita da certeza de que você não perdeu a confiança nele. Além de condenar e punir é essencial firmar compromissos com o jovem, saber negociar. Ao ocorrer um desvio de conduta, procure não reagir de imediato. Postergue para o dia seguinte a conversa sobre o evento mostrando-se firme e aberto ao diálogo.
Nunca o compare com seus irmãos ou com outro jovem exemplar. Isso não inflama o seu orgulho, pelo contrário, o desencoraja e o humilha. Nunca preveja um fracasso de seu filho, pois isso demonstra a sua falta de confiança nele. Pelo contrário, seja sempre positivo.
Seja realista e ame seu filho como ele é. Suas atitudes com ele derivam da idealização que você faz sobre ele: “O que ele deveria ser.”
Os pais devem reconhecer duas perdas: a perda de uma criança que se emancipou e da ilusão de um adolescente ideal; estudante obstinado, seguro, idólatra da família e transigente com seus valores.

(Artigo do psicólogo Marco Túlio Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário