quarta-feira, 11 de junho de 2014

Cuidado para que o sonho das próteses mamárias vire um pesadelo

O procedimento de aumento das mamas é hoje uma das cirurgias plásticas mais procuradas. Ela está indicada para pacientes com pouco tecido mamário ou em pacientes que desejam um volume adicional. Também em alguns casos podem ser úteis para corrigir algumas assimetrias, ou seja, nos casos de diferenças importantes entre as mesmas.
Segundo o cirurgião plástico Antonio Celso Barbosa, CRM 36.320, na consulta inicial o cirurgião deve avaliar o tamanho do tórax, das mamas, das aréolas, a elasticidade da pele e a quantidade de tecido mamário existente. Dessa maneira poderá planejar a cirurgia e escolher a prótese ideal para cada paciente. “É muito comum nas consultas a paciente chegar e dizer que deseja uma prótese de ‘tantos’ mililitros, tomando por base amigas ou artistas que já realizaram a cirurgia e cujo resultado lhe agrada”, diz ele. “É importante ressaltar que as pessoas apresentam medidas diferentes e a forma e o volume da prótese de uma pessoa pode não ficar bem em outra. É bom lembrar que a beleza está sempre atrelada à proporcionalidade, portanto a prótese deve trazer harmonia para o corpo, sem chamar a atenção pelos exageros.”
O implante mamário pode ser colocado por diversas vias, sendo as mais comuns: submamária (sulco inferior da mama); axilar ou areolar, dependendo muito da técnica cirúrgica que o cirurgião tem mais domínio, e a prótese pode ser posicionada tanto acima como abaixo do músculo peitoral, dependendo de cada caso.
O dr. Celso explica que no pré-operatório são solicitados exames laboratoriais de sangue e urina e de imagem (ultrassom das mamas e mamografia) e também uma avaliação cardiorrespiratória.
A cirurgia pode ser realizada sob anestesia local, peridural ou geral, dependendo de cada caso. Normalmente, mesmo nos casos de anestesia geral, a paciente pode receber alta hospitalar no mesmo dia, ou no máximo após 24 horas do procedimento. Os principais cuidados pós-operatórios se referem à movimentação dos braços nos 30 dias iniciais e evitar exposição solar prolongada por um período de 60 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário