domingo, 15 de junho de 2014

Beleza: verdade e mitos

Ficar mais bonita, hoje em dia, está mais fácil: existe uma infinidade de produtos, tratamentos e opções à disposição de quem quer investir nos cuidados com a beleza e o bem-estar. Mas, ainda existem dúvidas sobre o que se deve ou não fazer quando o assunto é beleza. A médica dermatologista Christiana Blattner (CRM-SP 53850) esclarece sobre as principais dúvidas que as pessoas têm.
Lavar os cabelos todos os dias enfraquece os fios?
Não. Lavar os cabelos diariamente afeta positivamente os cabelos, pois reduz a oleosidade do couro cabeludo, que é um importante fator de queda dos fios. Na hora de escolher os produtos, como xampu e condicionador, a ajuda especializada do médico pode fazer a diferença.
Cortar os cabelos faz com que cresçam mais rápido?
Não. A ponta dupla enfraquece os cabelos, por isso cortar com frequência elimina esse problema. Mas se você cortá-lo mais que 1 cm por mês, vai encurtá-lo, pois ele não cresce numa velocidade maior que esta.
Maquiagem prejudica a pele? Envelhece?
Não, mas alguns cuidados são indicados. É preciso escolher o produto de acordo com o seu tipo de pele. Pessoas com pele oleosa devem usar maquiagem oil free. A base acaba inclusive servindo como uma camada de proteção física ao sol, dificultando o aparecimento de manchas na pele.
Devemos usar protetor solar sempre, até em dias nublados?
Sim. Em dias nublados o sol também está presente. Apesar de a luminosidade ser muito maior em dias ensolarados, a luz passa pelas nuvens e reflete em tudo ao seu redor. Quem tem pele oleosa deve procurar um produto adequado – há muitas opções no mercado.
Remover tatuagens deixa mancha na pele?
Não. Existem aparelhos a laser com tecnologia específica para remoção de tatuagens, em todos os tons de cores. Eles atuam “explodindo” os pigmentos da tatuagem em partículas minúsculas permitindo que o organismo os elimine, não deixando cicatrizes e permitindo assim a rápida recuperação da pele.
Apertar cravos e espinhas deixa a pele com cicatriz?
Quem tem tendência a ter cicatrizes de acne poderá apresentá-las, independentemente de apertar ou não a pele. O perigo de apertar um cravo ou uma espinha com as mãos é justamente machucar, ferir a pele, aí causando cicatriz pelo atrito exagerado. Melhor que espremer as espinhas é usar produtos secativos.
A descamação de pés e mãos pode significar alteração nos níveis de ácido úrico?
A questão do ácido úrico não se manifesta com sintomas na pele. Descamação nas mãos muitas vezes indica alergia a detergente, por exemplo, e, nos pés, deve-se sempre avaliar a possibilidade de ser algum tipo de micose. São as respostas mais comuns, mas necessitam do olhar do especialista para o diagnóstico correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário