domingo, 18 de maio de 2014

Poderosa Goji Berry



Goji Berry (Lycium barbarum) é uma planta originária do sul da Ásia (China, Tibete e Índia), cultivada há milhares de anos pelos orientais, mas descoberta há pouco tempo aqui no Brasil. Tem a aparência de um pequeno tomate-cereja, de cor vermelha viva que, segundo a tradição tibetana, é extremamente sensível e delicado, por isso não deve ser tocado pela mão humana, pois quando isso acontece, ele transforma a sua cor vermelho-vivo numa outra mais escura e perde qualidades. Esse é o motivo pelo qual sua colheita é feita sacudindo os ramos do Goji e recolhendo o fruto em malhas de bambu, sendo depois as bagas transportadas, lavadas e postas a secar à sombra e posteriormente envasadas, sem nunca serem tocadas pela mão humana.
Além da sua milenar reputação na Ásia, principalmente no Tibete, na China e na Índia, como extraordinária planta medicinal, o Goji despertou, também, o interesse da ciência ocidental pela sua riqueza nutritiva e antioxidante, que deixa a milhas de distância os outros alimentos conhecidos. Na verdade, segundo esses estudos apontam, as bagas de Goji são talvez a fruta de maior riqueza nutritiva conhecida. Essa riqueza nutritiva traduz-se em:
- Proteínas: as bagas de Goji contêm 18 tipos de aminoácidos, incluindo todos os oito aminoácidos essenciais, sendo por isso ótimo para vegetarianos.
- Minerais: as bagas de Goji contêm, também, mais de 21 oligoelementos, incluindo o germânio (mineral anticancerígeno).
- Antioxidantes e vitaminas: as bagas de Goji estão entre as mais elevadas fontes de carotenoides de todos os alimentos. Contêm o espectro completo de carotenoides antioxidantes, incluindo o betacaroteno, zeaxantina e a luteína (os grandes protetores da vista). As bagas de Goji contêm 500 vezes a quantidade de vitamina C das laranjas, fazendo com que seja uma das fontes de vitamina C mais rica da Terra. São ricas, ainda, em vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E.
- Emagrecimento: cada 100 g de Goji Berry seca tem 2.500 mg de vitamina C. Isso faz com que ela seja 50 vezes mais poderosa do que, por exemplo, a laranja. Um estudo da Universidade do Arizona (EUA) revelou que quando nosso corpo atinge o nível correto de vitamina C – algo entre 4,6 e 15 mg –, ele passa a queimar gordura com mais facilidade; a superfruta pode tornar-se uma grande aliada do emagrecimento. Rica em proteínas e oligoelementos, como zinco e ferro, a fruta melhora o sistema imunológico e ajuda a equilibrar os níveis hormonais. Assim, o funcionamento do organismo será otimizado e o metabolismo acelerado. A perda de peso será consequência, principalmente quando acompanhada de uma dieta saudável e atividade física.
Outros poderes da fruta: ajuda a reduzir o colesterol, alivia a ansiedade, combate a insônia, diminui o estresse, melhora o humor.
A dose diária recomendada deve ficar entre 400 e 600 mg distribuídos em duas ou três cápsulas ingeridas ao longo do dia, sempre juntamente com alguma refeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário