domingo, 4 de maio de 2014

Cuidado! Salto alto pode provocar varizes e tromboses



Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) revela que o salto alto, principalmente quando utilizado por longos períodos, pode causar varizes e outras doenças venosas como vasinhos, flebites e até tromboses. O estudo comprovou o que, na prática, muitas mulheres desconfiavam.
O calçado com salto alto diminui a amplitude do trabalho de flexão e extensão do pé, restringindo o bombeamento sanguíneo realizado pela panturrilha. Logo após algumas horas com salto alto, haverá estase sanguínea nos compartimentos venosos com diminuição de sua velocidade e alargamento das veias neste local.
Segundo o cirurgião vascular Cristiano Schmitt, esta dilatação pode fazer com que as válvulas venosas não se encontrem para fechar o refluxo, o que pode levar a formação de varizes. A diminuição de velocidade do fluxo sanguíneo no interior das veias pode acarretar formação de coágulos no interior das veias, levando a quadros de tromboflebite ou trombose venosa.
O uso inadequado do salto alto faz com que o músculo permaneça contraído, causando encurtamento do tendão de Aquiles e fadiga da musculatura da panturrilha. Com o tempo ocorre dificuldade de caminhar com tênis ou calçados de solado plano. Porém, segundo o médico, apenas o salto alto não é suficiente para gerar doenças, mas aliado com outros fatores como tabagismo, uso de anticoncepcionais, sedentarismo, obesidade e hereditariedade, pode vir a se tornar um fator desencadeante do processo.
Altura do salto
De acordo com o especialista não é o tipo de salto que interfere, mas sim a altura. Pois, quanto mais alto o salto, menor a amplitude de trabalho da panturrilha, o que prejudica o bombeamento sanguíneo. Já o salto menor, terá a amplitude de trabalho da panturrilha maior, acelerando a velocidade do sangue no interior dos vasos das pernas e facilitando seu retorno.
O salto alto deve ser usado apenas em algumas situações; já no dia a dia deve-se usar calçados mais confortáveis. É importante também realizar atividade física, no mínimo três horas por semana, pois melhora a elasticidade muscular das pernas, acelera o retorno venoso, alonga e fortalece a musculatura, minimizando os efeitos negativos do uso rotineiro do salto alto.
Dicas de uso 
Mas, é possível usar salto sem muito prejuízo à saúde. A dica é ter bom senso e procurar:
- Usar salto alto com moderação e por pouco tempo;
- Trocar o salto de 10 cm pelo de 3 cm;
- Usar mais calçados confortáveis que deixam os dedos se movimentar, não prejudicando unhas que sofrem com os bicos finos;
- Usar tênis é a melhor opção quando os problemas aparecem;
- Usar salto plataforma.
- Descartar sapatos que apresentam desnível entre a parte frontal e o calcanhar do pé maior que 5 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário