sábado, 10 de maio de 2014

Lombalgia e Acupuntura



A dor na coluna lombar é um dos principais problemas de saúde entre os países ocidentais. Estima-se que 80% da população mundial vá ter dor em algum momento da vida na coluna lombar.
A dor na coluna lombar geralmente é autolimitante e benigna. Várias intervenções terapêuticas estão disponíveis para o tratamento da dor na coluna lombar – vamos abordar o tratamento com Acupuntura.
A região lombar é um local frequente de dor, cujas intensidades variam conforme cada caso. Pode ocorrer em regiões lombares inferiores, lombo-sacras, sacroiliacas e na coluna lombar. A dor pode irradiar para as nádegas, pernas ou ter distribuição ao longo do nervo ciático (dor ciática). Pode ser aguda ou crônica, ambas podendo ser incapacitantes para atividades de vida diária, do trabalho, do lazer e do esporte.
A dor na coluna lombar pode advir de vários problemas como: Estenose Espinal (estreitamento do canal da raiz do nervo), Radiculopatia (inflamação da raiz nervosa), Espondilose (a imobilidade adquirida das articulações), Espondilolistese (deslocamento para frente de uma vértebra sobre a sua vértebra inferior), Ciática (quando afeta o nervo ciático), Síndrome do Piriforme (pode ser causado por compressão do nervo ciático pelo músculo piriforme) e Disco Herniado (ruptura do disco, perdendo seu centro gelatinoso).
O tratamento com Acupuntura induz o organismo a produzir substâncias que diminuem a dor e a inflamação, dando sensação de bem-estar, de humor, melhorando a qualidade do sono e relaxamento global. O mecanismo de ação da Acupuntura melhora a dor na musculatura tensa, a circulação sanguínea e reduz a inflamação de nervos e tecidos moles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário