quarta-feira, 14 de maio de 2014

Exercícios e água: uma união perfeita!



Às vezes, algumas limitações como peso, problemas articulares ou falta de orientação correta e direcionada, fazem com que as pessoas adiem por mais tempo o início de atividades físicas simples; o tempo passa, e tudo fica cada vez mais difícil. É preciso decisão! Uma arma que temos para tornar a atividade física mais prazerosa e nos defender de lesões causadas por um excesso de empolgação ou cargas de trabalho muito alta sem o devido preparo são os exercícios básicos feitos dentro da água.
Essa nossa grande aliada, a água, é responsável por aliviar nosso peso sobre as articulações, criar uma sensação agradável em todo o corpo, levar ao relaxamento com mais facilidade devido à temperatura, realizar uma perda de calorias mais rápida nos exercícios, massagear todo o corpo e aliviar as dores, tudo isso ganhando muito condicionamento físico.
A professora Márcia Cristina Jordão dos Santos conta que movimentos básicos podem ser realizados na água de uma forma muito especial:- Esteira na água: permite que pessoas obesas ou que busquem uma melhora no condicionamento físico possam caminhar de forma controlada na água, agregando todos os benefícios do meio líquido, evitando lesões nas articulações junto com uma queima calórica bastante acentuada.- Andar de bicicleta na água: por meio de bicicletas especialmente feitas para ser utilizadas na água, aulas muito dinâmicas com muita música e movimentos que atuam também nos membros superiores fazem com que os alunos de uma forma divertida façam seus exercícios de forma efetiva. Esta atividade é conhecida como hidrospinning.- Saltos e degraus:durante as aulas de hidroginástica são utilizados materiais como a cama elástica aquática ou jump aquático e também a plataforma aquática, conhecida como step aquático. Desta forma, a variação de materiais durante a aula torna os exercícios mais eficientes e a aula cada vez mais dinâmica e eficiente.Viu que legal! Movimentos básicos e simples que todos podem fazer, só que de uma forma bem segura e prazerosa. Agora você não tem motivo para ficar parado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário