sábado, 19 de setembro de 2015

Queimação ou infarto?



Dados do Ministério da Saúde recentemente divulgados revelam que o infarto agudo do miocárdio é a segunda principal causa de morte no Brasil. A doença é responsável por cerca de 85,5 mil óbitos por ano – 233 casos por dia. Saber diferenciar a queimação de um infarto pode ser o primeiro passo para evitar que os alarmantes números cresçam ainda mais.
Para o coordenador clínico do Serviço de Cardiologia do Hospital Santa Catarina, prof. dr. Walter Gomes, é comum algumas pessoas sentirem dor no peito em determinadas fases da vida ou após a prática de exercícios físicos intensos. Todavia, embora as causas possam variar desde um refluxo até algo muito grave, como um infarto, é vital ficar atento e buscar socorro imediatamente em alguns casos.
A queimação no peito, algumas vezes, é o primeiro sinal de que a saúde do coração não está 100%. “Não levar a sério esse sintoma é um risco que muitas pessoas preferem correr. No atendimento de emergência, notamos que alguns pacientes, vítimas de infarto, tiveram dor no peito ou queimação dias antes de serem internados”, diz o cardiologista.
Para o médico, além do reconhecimento do sintoma, a rapidez com que se procura o hospital e é atendido é outro fator determinante para evitar riscos maiores, já que a mortalidade no infarto agudo está relacionada ao tempo de atendimento.
O médico elenca quatro características da dor no peito que necessitam de atendimento imediato:
·         Dor acompanhada de náuseas, suor frio, falta de ar ou desmaio;
·         Dor no centro do peito ou na parte superior do abdome e mais intensa que a habitual;
·         Incômodo no peito que aparece após a prática de exercício físico e desaparece ao repousar;
·         Dor no peito que se irradia para o pescoço ou para os braços.
Prevenção é sempre a melhor alternativa
Prevenir: essa é a palavra-chave quando o assunto é o coração. “Abandonar o cigarro, controlar o peso e, se necessário, fazer regime e buscar uma alimentação mais saudável, diminuir o consumo de álcool, realizar atividades físicas regulares, como caminhadas, por exemplo, são passos simples que estão ao alcance de qualquer paciente e que podem fazer a diferença a favor da saúde já no curto prazo”, conclui o especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário