quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Evite acidentes com crianças

A agitação típica das crianças pode dei­xar os pais preocupados, quando o assunto é a segurança. Mas, além de redobrar a atenção sobre os passos dos pe­quenos, os pais podem tomar algumas me­didas preventivas para evitar acidentes. Se­gundo Sonia Liston, pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, as ações devem ser adotadas pois, dependendo da idade, os pequenos não conseguem avaliar os riscos que correm.
No primeiro ano de vida, os problemas de maior gravidade envolvem obstrução mecâ­nica de vias aéreas por alimentos ou peque­nos objetos deixados ao alcance das crianças. Na maioria das vezes, as ocorrências são re­gistradas nas dependências da própria casa, na casa de vizinhos ou de familiares, segui­da pelas escolas e parques.
Já crianças maiores e adolescentes costu­mam se acidentar longe de casa. Os aciden­tes mais comuns são afogamentos em pis­cinas, rios ou mar, queimaduras e intoxica­ções por produtos perigosos ou medicamen­tos. Em menor frequência estão os acidentes com armas de fogo.
Para prevenir boa parcela dos acidentes, a indicação da médica é alertar adolescentes e crianças dos perigos, de acordo com cada fai­xa etária e grau de compreensão. Caso ocor­ra o acidente e, a menos que esse não repre­sente nenhum dano à integridade física, o so­corro médico mais próximo deve ser busca­do o mais rapidamente possível. Posterior­mente, se as sequelas psicológicas surgirem, a ajuda com os profissionais específicos de­ve ser procurada.
Dicas para evitar acidentes
- Evite cordões, roupas ou objetos em berço que possa provocar estrangulamen­to ou engasgos;
- Supervisione as refeições de crianças pequenas;
- Utilize o cinto de segurança dos carros nos acentos compatíveis para cada idade;
- Verifique a segurança dos brinquedos e a indicação de idade nas embalagens dos mesmos;
- Instale proteção nas escadas, janelas, sa­cadas e terraços;
- Evite o acesso à cozinha e área e serviço, onde mais comumente ocorrem os acidentes com queimaduras e intoxicações;
- Utilize calçados confortáveis e antider­rapantes;
- Nunca deixe crianças sozinhas em pisci­nas, clubes, rios ou mar. Utilize equipamen­tos de segurança;
- Não estimule o uso de medicamentos;
- Mantenha as embalagens originais dos produtos e, em caso de acidente, leve a em­balagem com a criança para o atendimento de emergência para facilitar a identificação de componentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário