sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Dirija seu carro e sua vida


Sempre faze­mos planos para viver melhor, mais rea­lizados e mais fe­lizes. Que tal, en­tão, decidir por vi­ver sem medo? Me­do de altura, de sair de casa, de mudar de vida, medo de errar, medo de di­rigir… Qual é o seu medo? Seja qual for, ele o impede de dirigir a sua própria vida.
No caso do medo de dirigir um automóvel, ele impede o acesso das pessoas a diversas oportunidades na vida, limita o seu tempo e até as mantêm como dependentes de outros, o que ajuda a rebaixar a autoestima. Dirigir otimiza o tempo, viabiliza o cumprimento dos objetivos de vida, dá independência e, como consequência, autoconfiança.
"Quem tem medo de dirigir e não enfren­ta esse medo procurando ajuda, muitas ve­zes não consegue alcançar as próprias metas, pois depende do tempo de outras pessoas, e o tempo está cada vez mais curto", explica o psicólogo José Maria Cayres Lopes. "Para não con­frontar as consequências do medo, deixa de fazer planos e ter objetivos na vida, pois não tem tempo de realizá-los. E perde boas opor­tunidades de viver e se realizar plenamente.
O medo de dirigir tem várias causas: in­segurança por falta de habilidade, medo de errar, de dirigir em rampa, de que o carro “morra”, medo de quem está atrás, de bater em outro carro, trauma por algum aciden­te etc. Se essas dificuldades não forem tra­balhadas, podem criar problemas maiores. Começa pela que­da da autoestima, sentindo-se inca­paz. Mais do que assumir o contro­le do carro, tratar o medo de dirigir é ter uma vida saudá­vel em todos os as­pectos, pois a au­toestima baixa po­de comprometer o desempenho profissional, os relacionamen­tos afetivos e familiares e até chegar a uma depressão. O melhor caminho é assumir o medo e buscar ajuda."
O ideal, segundo o profissional, para quem tem medo de dirigir, é realizar um trabalho con­junto do psicólogo do trânsito e clínico e de um  educador de trânsito. "Na clínica, muitas pessoas relatam que, diante do carro, têm tremor nos braços e pernas, aumento da sudorese e do batimento cardíaco etc. Estão diante de um transtorno de ansiedade, que será tratado com técnicas da terapia cogni­tiva e da terapia comportamental", diz ele.
Superada essa etapa, começa a preparação para as aulas práticas com o educador de trânsito. O objetivo é que a pessoa se relacio­ne de forma saudável com o veículo e enfrente o trânsito com segurança e naturalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário