quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Inventado no Brasil, “Raquetinha” terá torneio no interior de SP

Um esporte que usa raquete, bolas, é praticado em quadras, mas que não é tênis. Já ouviu falar? A modalidade chamada de Raquetinha é brasileiríssima, nasceu na década de 1940 em São Vicente, na região de Santos, no litoral de São Paulo. Um grupo de amigos queria jogar tênis, mas as quadras dos clubes estavam sempre cheias, o que fez a turma usar a praia para praticar o esporte.
Assim, os atletas moldaram uma nova modalidade para a areia, com duas diferenças principais.  Na versão brasileira, a raquete é toda confeccionada com fibra de carbono, sem cordas – o materialproporciona maior impacto para o arremesso das bolas.A outra diferença está na quantidade de participantes, no caso da Raquetinha” a competição é sempre entre duplas, enquanto no tênis também há partidas individuais.
O executivo Cesar Dei Santi, diretor da Cemara Loteamentos, começou a praticar aRaquetinha” há 12 anos em uma academia local.  A paixão pela modalidade motivou a criação do Cemara Open de Raquetinha, torneio realizado pela empresa e pelos atletas Rafael D’Agostini e Henrique Defavari, em Americana, no interior de São Paulo. “Inicialmente, preparamos um campeonato voltado para quem jogava na academia e também para reunir os amigos, mas que ganhou proporções maiores até se tornar o evento que é hoje”, explica Dei Santi.
Os ex-jogadores de tênis Flávio Saretta e Ricardo Mello participarão da competição que já se tornou tradição na Região Metropolitana de Campinas. 
O TORNEIO
A 9ª edição Cemara Open de Raquetinha acontece entre os dias 20 e 23 de agosto.Por conta do aumento de pessoas interessadas em competir, neste ano o evento terá quatro dias de duração – em vez de três como nas competições passadas.
O torneio será realizado no ATC (Americana Tennis Center), em Americana, e reunirá competidores de todas as idades e perfis – de crianças a idosos, com habilidades diferentes na “Raquetinha”. Ao todo,210 pessoas vindas de diversas cidades, como Campinas, Sumaré, Limeira e Santos,disputarão a edição de 2015 que ao todo terá 180 jogos.
Os atletas formarão 105 duplas que serão divididas porcategoriais: A/B C/D, Iniciantes e Mista, a definição será sempre com base no melhor jogador. O prêmio em dinheiro, no valor de R$ 4.500,será pago aos melhores colocados nas categorias A e B, que também serão presenteados com troféus. A final será disputada no domingo à tarde.
OUTRAS ATRAÇÕES
O evento, que começa na quinta-feira e termina no domingo, é aberto ao público e a expectativa da Cemara, organizadora do torneio, é que 2 mil pessoas visitem o local nos quadro dias de competições. Além dos jogos que ocorrerão simultaneamente em quatro quadras diferentes, com muita música e animação, os visitantes poderão conferir loja de doces e acessórios, DJ, espaço para crianças, além de uma choperia com variedades de bebidas.
SERVIÇO
Local:Americana Tennis Center
Endereço:Via Anhangüera, km 125
Datas:
dia 20: das 17h às 21h
dia 21: das 17h às 22h
dia 22: das 8h às 22h
dia 23: das 8h às 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário