segunda-feira, 28 de julho de 2014

Pilates ajuda a evitar problemas de postura


A  rotina de muitas crianças do século 21 tem sido pouco saudável. Um dos reflexos desse fato é a taxa crescente de pessoas com dores na coluna. É importante que os desvios posturais sejam identificados o mais cedo possível e que se encaminhe a criança a um profissional especializado, para evitar que o problema se agrave.
O Pilates poderá corrigir ou amenizar consideravelmente o problema através do reequilíbrio das cadeias musculares, realinhamento corporal e consciência corporal, eliminando possíveis dores. Os exercícios ministrados desafiam a coordenação e o equilíbrio de maneira lúdica, ativando músculos estratégicos a fim de fortalecer e alongar.
Fique atento e confira os principais motivos que levam a problemas na coluna vertebral durante a infância: sedentarismo, má alimentação, obesidade, falta de segurança ao brincar na rua, não desenvolvendo vivências motoras diferentes; falta de tempo e alto custo para a realização de atividades físicas extra-curriculares; má educação postural nas tarefas cotidianas, baixa autoestima e ausência dos pais; mesas de estudo impróprias, peso impróprio das mochilas escolares, horas na frente do computador, bolsas pesadas, postura errada, filhos pequenos no colo…
Seja qual for o motivo, todo mundo já sentiu ou vai sentir dor nas costas. E isso não é apenas uma suposição, a informação é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma que todas as pessoas enfrentarão a dor ao menos uma vez na vida.
Para combater o incômodo, na maioria dos casos o tratamento é feito com exercícios físicos. O Pilates é um dos exercícios apropriados para combater dores na coluna, visto que a prática corrige a postura, realinhando a coluna e fortalecendo a musculatura abdominal e das costas.
Em alguns casos, é importante trabalhar alguns exercícios; em outros casos, pode ser extremamente contraindicado. Por isso, devemos sempre nos informar sobre a origem da dor, tendo uma indicação médica ou fazendo uma avaliação com o professor de Pilates, para que exercícios adequados sejam ministrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário