quarta-feira, 16 de julho de 2014

Cuidado com lesões no futebol



O futebol é um dos esportes mais praticados no país. Mas, a paixão nacional vai além do divertimento e benefícios de quem o pratica. O esporte também é considerado o responsável pelo maior número de lesões desportivas no mundo – tanto em quem pratica por lazer, ou em atletas profissionais.
Segundo o médico ortopedista e traumatologista Christiano Saliba Uliana, o que se vê é que as lesões têm relação direta com o preparo físico dos atletas. Seja no âmbito do esporte profissional ou no amador, as fraquezas e desbalanços musculares são as principais causas de lesão neste e em outros esportes. As lesões mais frequentes do futebol acometem principalmente os membros inferiores, como cintura, coxas, pernas e pés. As distensões e as entorses são os principais problemas osteomusculares na prática do esporte.
A distensão muscular ocorre quando um músculo ou o tendão que se prende ao osso é submetido a um esforço que rompe algumas ou muitas fibras musculares e os vasos sanguíneos que as irrigam, dando origem a um hematoma acompanhado de inflamação local. As lesões musculares ocorrem geralmente na panturrilha e na região da coxa, sendo mais comum na região posterior, que funciona como “desacelerador” do membro na hora do chute.
Já as entorses – conhecidas como torções do joelho e tornozelo -, também são frequentes motivos de atendimento médico. No tornozelo, os traumas durante a disputa de bola, ou mesmo quando o atleta muda de direção na corrida, podem causar lesões ligamentares. No joelho, graves consequências, como a ruptura do ligamento cruzado anterior, lesão meniscal ou mesmo da cartilagem intra-articular.
A cabeceada de bola também é muito frequente nos jogos. Sobre as possíveis lesões causadas por ela, o médico explica que a cabeçada contra a bola não costuma ocasionar nenhum tipo de lesão. Segundo ele, o trauma crânio encefálico pode ocorrer na disputa de bolas alta entre dois jogadores. Quando ocorre este tipo de lesão, é fundamental realizar um exame das funções neurológicas, investigando sintomas como tontura, desmaio, náuseas ou embasamento da visão.
Existem órteses para a proteção dos ossos da face, incluindo o nariz, acessórios que são mais usados como proteção para os atletas que estão se recuperando de uma lesão.
Recomendações
O ortopedista dá algumas dicas para prevenção de lesões, de quem pratica o esporte:
Preparação física: os praticantes devem se manter preparados fisicamente, tanto no âmbito cardiovascular como na questão osteomuscular.
Alongamento: o alongamento e fortalecimento dos membros inferiores são fundamentais num processo de prevenção de lesões. Mantendo os tendões alongados, as chances de o atleta sofrer uma lesão é menor.
Campo: o jogo deve ser realizado em gramados de boa qualidade.
Acessórios: o uso de caneleira e meias longas deve ser rotineiro. A caneleira pode proteger de várias situações de traumas diretos. O uso de chuteiras apropriadas para cada piso também diminui a incidência de lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário