sexta-feira, 11 de julho de 2014

Alimentação no inverno

Normalmente, no inverno, o metabolismo fica um pouco mais acelerado, pois o organismo precisa manter estável a temperatura corporal. Com isso, passamos a sentir um pouco mais de fome, pois estamos gastando um pouco mais de energia que de costume. É assim que muitas vezes prejudicamos nosso peso no inverno, pois passamos a procurar mais por massas e alimentos calóricos. 
Nesta época precisamos de alimentos quentes que ajudem o organismo a manter a temperatura. Sopas, legumes refogados, chás, leite, chocolate amargo, gengibre, vinho e canela são alimentos que aquecem e ao mesmo tempo saciam. 
O problema é que quando bate aquela fome fora de hora, no inverno não dá vontade de consumir frutas, mas, cuidado, em vez de atacar biscoitos e pães, tente manter a opção da fruta, mas de outra maneira, como uma banana ou maçã aquecidas no micro-ondas com canela. 
Nas refeições principais diminuímos a salada e aumentamos o arroz e macarrão. Nesse caso, devemos fazer o mesmo: continuar consumindo os vegetais, mas aquecidos, ou seja, legumes e verduras refogados ou abafadinhos. 
Uma boa pedida para esta época são as sopas e caldos, bem ricos em legumes, verduras, grãos e carnes. É um prato completo e saudável. Só fuja das sopas prontas, pois são repletas de sódio, causando danos à saúde. 
Outro alimento que ajuda bem nesta época é o chocolate amargo; ele aquece, tem pouco açúcar e gordura, e é rico em antioxidantes importantíssimos para saúde. 
Não importa a estação, nunca se esqueça que sua alimentação é uma das grandes responsáveis por sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário