domingo, 18 de outubro de 2015

Dietas rigorosas podem causar problemas cardiovasculares



As estações mais quentes do ano já chegaram e, junto com elas, a procura por restrições alimentares milagrosas, também conhecidas como dietas que prometem colocar o corpo em forma e recuperar todo tempo perdido de forma rápida. 

Segundo o cirurgião cardiovascular do Hospital Beneficência Portuguesa, Marcelo Sobral, quando o assunto é regime é preciso cautela e equilíbrio. “Uma dieta baseada somente em proteínas pode gerar uma hiperfiltração nos rins, que faz com que eles trabalhem mais para excretar a ureia, o que no futuro pode desencadear problemas sérios, como hipertensão, diabetes e inflamação nos rins. A falta de carboidratos reduz a energia do corpo causando fraquezas, cansaço e aumento dos radicais livres que podem danificar as células sadias do nosso corpo”, explica. 

Um estudo mostrou que dietas com muita proteína e pouco carboidrato podem fazer mal ao coração do sexo feminino. A pesquisa ouviu 43.396 mulheres de 30 a 49 anos e constatou que essa prática desequilibrada aumenta em até 60% as chances de problemas cardiovasculares.


“Dietas rigorosas podem até garantir a perda de peso, porém não podemos colocar em risco nossa saúde em troca de estética. O principal foco dessa mudança alimentar precisa ser a melhora da nossa qualidade de vida e a prevenção de doenças. Para se atingir um bom resultado o ideal é praticar atividades físicas, consumir alimentos saudáveis e sempre contar com a ajuda de um especialista, que indicará os métodos mais adequados para a necessidade de cada paciente”, finaliza Sobral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário