domingo, 4 de outubro de 2015

Regularidade na malhação, o segredo da boa forma



Mesmo com um inverno com clima mais quente na maioria dos estados do Brasil, neste período, muitas pessoas aproveitaram para tirar “férias” da malhação.  Agora, para encarar a rotina da boa forma, tanto para quem irá retomar os treinamentos físicos durante a primavera, quanto para quem quer se aventurar, mesmo nunca tendo levado a sério os exercícios, será necessário disciplina. Para criar uma rotina saudável é necessário muita força de vontade e um desejo real de adquirir mais saúde física e ficar com o corpo mais bonito, algo que nem sempre é fácil para todas as pessoas.
Com a chegada da primavera, as pessoas percebem a proximidade do final do ano, do verão e também dos feriados, folgas festivas e férias, quando costumam viajar com mais frequência e exibir seus corpos em praias e piscinas. Outro fator é a própria tendência de moda primavera/verão, que apresenta roupas mais recortadas e que exibem um pouco mais as formas físicas, principalmente das mulheres.
Segundo Rogério Franze, orientador físico e coordenador aquático da Academia Ecofit Club, para dar “um pontapé” inicial na malhação é necessário escolher uma atividade que goste de praticar, pois,  independentemente de qualquer outro critério, o prazer é o que costuma garantir a regularidade.
Mas, para que se obtenha um bom resultado, é necessário incluir nesta nova rotina exercícios de força, flexibilidade e cardiorrespiratórios. Para tanto, o melhor mesmo é se informar sobre o assunto e procurar um treinamento monitorado, como os de uma academia. “Exercitar-se sozinho pode não dar o resultado esperado e ainda correr o risco de sofrer uma lesão que acabe comprometendo o movimento regular do corpo”, diz ele.
Rogério garante que em três meses já é possível conquistar grandes mudanças, porém, incialmente, ele não recomenda atividades de grande impacto, para preservar as articulações, até que se fortaleçam. Uma boa maneira de iniciar é fazer musculação com caminhadas ou também hidroginástica, natação, danças, entre tantas outras.
Outra dica é para não ir “com muita sede ao pote”, pois não adianta iniciar com sobrecarga, exageros e não ter regularidade, o que também pode gerar lesões graves. É necessário começar com conquistas graduais, permitindo que o corpo se adapte aos poucos e fortalecendo os principais agrupamentos musculares. Há como estabelecer um grande objetivo, mas com metas intermediárias, bem planejadas.
E para quem quer se manter bem o ano todo, o indicado é adquirir o hábito saudável de treinamento, transformando a rotina em prazer, já que a prática constante de exercícios físicos gera saúde, bem-estar e ainda contribui para a beleza do corpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário