terça-feira, 21 de outubro de 2014



Com a proximidade do verão, a preocupação das pessoas em desfilar um corpo musculoso e bronzeado nas praias e clubes começa a se refletir nas academias de todo o País. Os ‘malhadores de verão’ lotam as academias nos meses anteriores à estação do calor e, com a chegada das férias, geralmente abandonam as atividades físicas.
Segundo o educador físico Maurici Righi, quanto ao resultado oferecido pela musculação e outras modalidades como hidroginástica, natação etc., fatores como predisposição genética, alimentação e tipo de treinamento são fortes aliados para alcançar a meta da maioria dos alunos: ficar em forma para o verão.
Para professores de Educação Física e academias sérias, os resultados do treino em um só período do ano não são satisfatórios. O ideal é manter a regularidade o ano todo. Cuidado com promessas do tipo: ‘fique em forma em um mês’. Não existe milagre! O mesmo ocorre com dietas milagrosas que prometem resolver seu problema em apenas alguns dias. Pode ser perigoso para o seu corpo.
O ritual correto deve ser o de procurar seu médico, fazer exames e depois aliar uma dieta balanceada com exercícios físicos, de preferência de 3 a 4 vezes por semana, sempre acompanhado por um profissional de Educação Física.
10 bons motivos para malhar sempre
Viver mais: Segundo o Ministério da Saúde, quem se exercita diminui em 54% as chances de morrer de problemas cardíacos.
Menos desconforto: Pessoas com sobre-peso ou obesas sentem-se desconfortáveis principalmente com o calor. Por isso devem aproveitar o inverno (ou dias frios) para começar a se exercitar. A baixa temperatura facilita o início das atividades e a queima de gordura, e proporciona mais disposição para se exercitar quando a temperatura subir.
Prevenção de doenças: A prática de atividades físicas aumenta a imunidade.
Maior gasto calórico: Todo exercício aumenta o gasto calórico do corpo devido à movimentação e à manutenção da temperatura corporal.
Emagrecer com mais saúde: Quando nos exercitamos no inverno, temos o tempo a nosso favor, pois não há pressa em perder os quilinhos extras, pois eles ficam escondidos pelas roupas. Quando chega o verão, você só terá a preocupação de manter.
Diminuição dos quadros de depressão: A prática de exercícios físicos faz com que o corpo produza um hormônio, a endorfina, que combate a depressão. Por isso é importante manter-se em atividade sempre para espantar o baixo astral.
Não perder as capacidades físicas: Quando deixamos de malhar por algum tempo, há uma perda de massa muscular. O problema é causado pela interrupção da produção de enzimas responsáveis pela manutenção ou aumento da massa muscular.
Sono mais tranquilo: Ao realizarmos exercícios físicos regularmente, nosso relógio biológico agradece, pois o corpo se cansa mais e ao mesmo tempo há relaxamento da musculatura corporal, também eliminando o estresse do dia a dia. Com isso, conseguimos descansar a mente, tendo noites de sono mais tranqüilas.
Ganhar independência na vida adulta: Quem pratica atividades físicas regularmente consegue chegar à velhice com saúde, disposição, com capacidade de realizar tarefas cotidianas e independência para ir e vir e fazer o que der vontade.
Ficar de bem com a vida: Quando paramos de nos exercitar, em cerca de 15 dias a capacidade aeróbia diminui, reduzindo a produção de endorfina. Com isso, você acaba se irritando facilmente com tudo e com todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário