quinta-feira, 5 de maio de 2016

Personal trainer para todas as idades



Quem pensa que personal trainer é coisa de adulto está enganado. As crianças estão entrando nessa também. Os motivos não são os mesmos. No caso dos adultos, falta de tempo, timidez, facilidade de locomoção, treino direcionado. Já no caso das crianças, o personal tem um papel de recreação.
A educadora física Gabriela Munarolo Batista explica que adultos e adolescentes, tanto homens quanto mulheres, procuram a aula particular. “Muitas pessoas não têm vontade de treinar sozinha, então contratam um personal, que vai proporcionar um treino especializado e maior atenção”.
O treino com o personal pode ser feito em casa ou em uma academia. “Na academia, o aluno conta com uma infraestrutura melhor. Mas, em casa, o aluno tem uma facilidade maior e não precisa perder tempo para se dirigir à academia”, explica Gabriela. “Com o personal, o treino rende mais, pois o professor tem apenas um aluno para dar atenção”.
Em alguns casos, o personal facilita a vida do aluno. “Pessoas idosas preferem o personal trainer pela dificuldade de ir até a academia”, diz Gabriela. De acordo com ela, os treinos podem ser feitos também ao ar livre. “Levo os alunos para fazer caminhadas e exercícios fora de casa, pois assim atingimos diferentes resultados”.
Outro motivo que leva as pessoas a procurarem um professor particular, segundo Gabriela, é a timidez. “Muitas pessoas têm vergonha de treinar com outros alunos e contratam o professor para fugirem das aulas em grupo”.
O personal trainer trabalha com diversas idades, tipos físicos e objetivos. Segundo Gabriela, os adultos procuram a atividade física mais por vaidade. Os adolescentes, atualmente, também têm esse objetivo, mas o treino deles é adaptado, para não impedir seu crescimento. Já as crianças querem mais brincadeiras.
Recreação assistida
A professora acredita que as crianças precisam começar cedo a ter interesse na prática de esportes. “Hoje em dia há muitas crianças sedentárias, que passam o dia dentro de casa vendo televisão, mexendo na internet ou jogando videogame. Elas precisam parar com esses vícios e praticar esportes”, ressalta. “Por isso é importante que se promova a integração entre elas, com diferentes brincadeiras pré-esportivas, e brincadeiras tradicionais, como pega-pega, esconde-esconde, pular corda e amarelinha.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário