quinta-feira, 19 de maio de 2016

Doença periodontal (tártaro) em cães e gatos


Além de cuidar de nossa saúde, não podemos deixar de lado a dos nossos bichinhos. E pouco gente sabe que o tártaro é muito comum nos animais e, se não cuidado, pode levar à perda dos dentes. 
Segundo a médica veterinária Sabrina Frascacio, a doença perio­dontal é a afec­ção mais co­mum da cavidade oral nos animais de estima­ção, com aproximada­mente 85% dos casos em pacientes com ida­de acima de três anos. Essa doença é uma con­dição inflamatória crô­nica dos tecidos perio­dontais que envolvem a gengiva, ligamento pe­riodontal, cemento e osso alveolar.
Antes
Face vestibular esquerda antes
O início da doen­ça periodontal ocorre pelo acúmulo de placa bacteriana, gerando primariamente uma in­flamação da gengiva (gengivite), progredin­do para periodontite. Depois de algum tem­po, a placa bacteriana mineraliza-se, e se transforma em cálculos dentários (tártaro). O avanço da doença periodontal leva a forma­ções de bolsas periodontais profundas, retra­ção gengival, perda de inserção do ligamento periodontal e reabsorção óssea que, quando não tratada, leva à perda dental.
"O diagnóstico da doença periodontal ocor­re por meio do exame clínico e radiografia intraoral, que é uma ferramenta vital para a odontologia veterinária, sendo útil na ava­liação da doença periodontal, planejamento do tratamento periodontal, assim como para o monitoramento da progressão da doença", explica Sabrina. A maior parte dos componentes dentários é visualizada por meio desse exame. Por con­sequência, diversas afecções deixam de ser descobertas caso o exame clínico não envol­va a radiografia. Não utilizá-la é considerada uma prática negligente.
E depois do tratamento periodontal
Os sinais clínicos comumente observados nos animais são o cálculo dentário, gengivi­te, halitose, retração ou hiperplasia gengival, hemorragia gengival, mobilidade dentária e dificuldade na apreen­são de alimentos.
A médica veterinária ressalta que a doença periodon­tal ainda provoca efei­tos sistêmicos por meio da disseminação das bactérias para ou­tros órgãos. "Essa dis­seminação provoca le­sões contínuas em de­terminados órgãos, que poderão acarretar a insuficiência de sua função em longo pra­zo nos rins, fígado, ar­ticulações e raramente no coração", diz ela.
O tratamento da doença periodontal é complexo e longo, pois consiste em um con­junto de procedimentos nos quais incluem completa raspagem, aplainamento radicular e extração dentária quando houver necessi­dade, com o objetivo de remover os focos de infecção e permitir a recuperação do tecido. Depois do tratamento periodontal preconi­za-se a realização de tratamentos preventi­vos domiciliares para evitar nova adesão bac­teriana sobre a superfície dos dentes, dessa forma mantendo a saúde periodontal por um tempo prolongado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário