domingo, 17 de janeiro de 2016

Ciclismo exige cuidados

Já pensou em montar um pequeno roteiro e pedalar nas praças, parques e ciclovias da sua cidade agora nas férias?
Queridinho entre todas as faixas etárias, o ciclismo vem ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros, principalmente estimulados por ações de mobilidade urbana, como a criação de mais ciclovias e ciclofaixas.
Confira algumas dicas do cirurgião vascular  Gustavo Solano, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, que podem evitar frustrações durante e após os percursos, além de melhorar o desempenho de quem quer colocar a bike para rodar:
·         Use roupas e sapatos confortáveis
·         Não se esqueça do protetor solar
·         Capacete e acessórios de proteção são indispensáveis
·         Beba bastante água e carregue sempre uma garrafinha com você
·         Use meias de compressão
Segundo o médico, como a grande maioria dos esportes, o ciclismo exige esforço mútuo e contínuo dos músculos, principalmente os da panturrilha. O excesso do exercício pode ocasionar fortes dores na região posterior da perna. Utilizar meias de compressão durante os trajetos promove um relaxamento gradual das panturrilhas e reduz espasmos musculares. “As meias de compressão melhoram o retorno venoso do sangue e aumentam o fluxo de oxigênio ao tecido muscular”, explica ele. “Além do conforto durante o exercício, promovem uma melhor recuperação da musculatura após o esforço de uma prova ou treino ciclístico, minimizando as dores. A utilização de meias de compressão na prática esportiva diminui a vibração muscular e otimizam a coordenação durante o exercício físico, promovendo a eficácia do movimento.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário