segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Internet valoriza releases na divulgação de marcas


As notícias corporati­vas, conhecidas como press releases, volta­ram a ter importância para di­vulgar um produto ou serviço, depois de, desde algum tem­po, serem pouco utilizadas co­mo fonte de informação pelos órgãos de imprensa.
A causa da revalorização dessa ferramenta mercado­lógica foi a popularização da internet e o surgimento de si­tes especializados na divulga­ção dessas notícias – primeiro nos Estados Unidos e países europeus e, mais recente­mente, no Brasil.
Dessa maneira, as empresas que querem divulgar alguma novidade, ou mesmo refor­çar a sua marca, não dependem mais da boa vontade dos editores da mídia tradicional – a internet, graças aos mecanismos de busca tipo Google, se tornou uma imensa vitrine de produtos e serviços, que pode ser acessada com apenas alguns cliques.
O crescimento da internet como mídia tem sido impressionante. Em contrapartida, o de­clínio das publicações impressas se mostra inevitável e ocorre com uma rapidez muito maior que a prevista.
Uma notícia publicada em vários sites é mui­to mais eficiente que aquela que sai num veí­culo impresso por duas razões fundamentais:
1) Seu prazo de validade, dependendo do seu conteúdo, é indeterminado – o texto es­tará sempre na internet, à disposição do pú­blico, ao contrário das publicações na mídia impressa, que duram, no caso de jornais, por exemplo, apenas um dia;
2) O público atingido por uma notícia es­palhada em vários sites é mui­to maior que o dos leitores de um veículo impresso. Além disso, quem busca um deter­minado produto ou serviço é quem está interessado nele.
“A internet revolucionou a vi­da das pessoas e também a uti­lização do press release como ferramenta para as empresas, profissionais liberais ou pres­tadores de serviço, divulgarem o seu trabalho. Há vários sites publicando gratuitamente no­tícias corporativas. Ninguém depende mais da boa vontade do editor para ter a sua notí­cia publicada”, diz o jornalista Carlos Motta.
O jornalista, que foi editor do Estadão e tra­balhou ainda no Jornal da Tarde e Valor Econô­mico, entre outros veículos de comunicação, dirige a Carlos Motta Serviços Jornalísticos, voltada para o atendimento de micros e pe­quenas empresas, e que tem como diferenciais a ênfase dada à utilização da internet como meio de divulgar as notícias de seus clientes e por cobrar por trabalho, e não mensalmente, como as assessorias de imprensa tradicionais.
“Na verdade, a internet democratizou de tal maneira a informação que hoje qualquer empresa, profissional liberal ou prestador de serviços pode divulgar suas notícias com um orçamento bem pequeno”, diz Motta. “O público mudou seus hábitos e usa a internet para várias atividades – a busca por produtos e serviços de qualidade é uma das principais. E para isso, nada é mais eficiente que divul­gá-los por meio dos press releases.”


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