sábado, 3 de abril de 2021

Como evitar a halitose



A halitose é um problema oral que atinge grande parte da população. A boa notícia é que, com hábitos simples, é possível prevenir e combater o problema. Para saber mais sobre ele, a odontologista Luciana Bruzadin explica o que é, suas principais causas e como prevenir.

O que é?

“De forma prática, a halitose é uma alteração do hálito que motiva um odor desagradável na boca. Essa mudança pode indicar variações orgânicas ou fisiológicas no corpo, por essa razão é de extrema importância visitar um dentista regularmente”, explica Bruzadin.

Quais as principais causas?

“O problema geralmente está relacionado à má higiene bucal, mas também é comum ser associado a desidratação, estresse, tabagismo e consumo de medicamentos”, explica a dentista. “O mau hálito fisiológico acontece pela diminuição do fluxo salivar durante o sono, o que é facilmente resolvido com a limpeza oral pela manhã, restabelecendo o fluxo salivar aos níveis normais.”

Por outro lado, a odontologista considera também que a halitose pode sinalizar doenças um pouco mais graves, como diabetes e problemas cardíacos que são denunciados pelo mau hálito. Se o odor desagradável continuar, mesmo depois de higienizar corretamente a boca, é indicado procurar um profissional.

Como prevenir?

“Não tem segredos, a melhor forma de prevenir halitose é a higienização oral correta. Além de usar fio dental e realizar uma boa escovação, é indispensável limpar a língua após as refeições, a fim de evitar acúmulo de bactérias. Nesse caso, prefira os limpadores específicos para remover a sujeira de forma completa da língua. O limpador deve ser utilizado depois do fio dental e antes da escovação”, orienta a odontologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário